Logo da Level Gestão

Outsourcing de Compras

Aportamos tecnologia e equipe especializada, com um

modelo eficiente de gestão para compras estratégicas e

transacionais. O outsourcing de compras é focado na

especialização, eficiência operacional e redução de custo

com sinergia de escala de compra.

Outsourcing de Compras

Existe uma retórica no mercado Brasileiro que condena a terceirização de processos tido pela organização como estratégicos, sabemos que a área de compras se não a mais estratégica é sem dúvida uma das que mais influenciam o resultado da empresa e desta forma deve ser considerada como foco. Na opinião dos especialistas da Level, existem duas situações a serem consideradas no eventual outsourcing de compras.

A primeira delas remete a uma atuação estratégica do provedor do serviço de outsourcing de compras, e as perguntas que devem ser feitas no assessment são: Sua empresa classifica a área de compras como estratégica e com relevância para atingimento dos objetivos da organização? Caso sim, a organização está disposta a fazer os investimentos internos necessários para se tornarem e permanecerem de classe mundial?

As respostas às questões acima são de extrema relevância para uma decisão sobre terceirizar ou não uma categoria ou processo da área de compras, pois caso haja alguma restrição orçamentária para se tornar uma área de alta performance, o caminho é buscar uma empresa especializada que tenha condições de elevar o patamar dos resultados trazendo melhorias metodológicas, processuais e tecnológicas para que sejam atingidos os objetivos da organização sem que necessariamente ela tenha que fazer de forma exclusiva todos os investimentos necessários.

Neste caso, o outsourcing de compras é uma ferramenta eficaz para aceleração do processo de ganho de conhecimento ou amadurecimento dos processos internos de compras e futuramente fica uma nova questão a ser considerada. Permaneço ou não com o outsourcing de compras, uma vez que a organização já atingiu o resultado esperado?

A segunda situação a ser considerada no BPO (Business Process Outsourcing – termo utilizado como referencia à terceirização de um processo completo) ou outsourcing de compras é se existe capacidade interna processual para que uma atividade repetitiva/operacional e com baixa relevância estratégica para organização, mas que consome um grande volume de recursos, seja tratada internamente ou novamente possa ser transferida para uma empresa capaz de aportar métodos e tecnologias especializadas que podem otimizar os processos existentes, atendendo neste caso os níveis de serviços exigidos pelos requisitantes.

A Level conta com uma equipe especializada e com um modelo de gestão próprio para compras transacionais, que agrega inteligência ao negócio por meio de informações que suportam a tomada de decisão. Com isso, promove maior produtividade, redução de custos e, principalmente, especialização para as circunstancias apresentadas.

Nas duas situações a Level tem atuado de forma muito efetiva e reconhecidamente diferenciada em função de ser de fato um centro de especialização em procurement. A Level pode atuar no processo integral do P2P (procurement to pay), inclusive com o aporte de suas avançadas soluções tecnológicas de gestão de contratos, gestão de fornecedores, compras transacionais, compras estratégicas, leilões reversos, Marketplace e demais tecnologias para que de fato eleve sua organização à classe mundial em procurement.

Definição do Escopo

Suporte com levantamento das informações técnicas, níveis de serviços e condições comerciais visando uma melhora na equalização das propostas do processo.

Cotação e Equalização

Mapeamento com bases de conhecimento da Level Group, envio dos materiais ao mercado e esclarecimento de dúvidas, equalização das proposições técnicas e comerciais.

Processo de Negociação

Seleção dos fornecedores, definição da estratégia e suporte na negociação, elaboração dos novos mapas comparativos e materiais para envio aos aprovadores.

Pedido de Compra

Fechamento das condições comerciais, documentação do processo de concorrência, validações internas, emissão do pedido de compra ou contrato e envio ao fornecedor.

Follow Up de Entrega

Checagem do recebimento da formalização do processo pelo fornecedor, validação das condições e data de entrega, acompanhamento do processo até a entrega.

Processo de Gestão

Gestão de todo o processo de outsourcing de compra com indicadores de desempenho da equipe e dashbord evidenciando sempre o ROI da operação.

Cases de Sucesso

e-Procurement

Implementação de processos e tecnologia para aumento da eficiência operacional e financeira através de melhorias nas etapas de planejamento, compra (transacional e estratégica), negociação, gestão de fornecedores e contratos.

Organização de Equipes

Mapeamento e desenvolvimento de skills e competências para as diretorias de suprimentos de uma das maiores mineradoras do mundo, com amplitude global (Brasil e China).

Consultoria Procurement

Execução de projeto de Sourcing visando obtenção de economia com homogeneização e sinergia dos contratos das categorias de materiais na integração de 4 unidades de negócios de grande grupo empresarial no segmento de bens de consumo.

Gestão de Terceiros

Consultoria e implementação de modelo de governança do processo de terceirização com o mapeamento de riscos e eventuais passivos trabalhistas e previdenciários, assunção da operação de gestão dos terceiros.

Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas
Logo Level Group