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Reestruturação de Suprimentos

Auxiliamos a área de suprimentos a atingirem resultados

diferenciados através de projetos de Reestruturação.

O objetivo central é aumentar significativamente a

influencia da área nos resultados ou negócio da empresa.

Restruturação de suprimentos

As áreas de Suprimentos têm desempenhado um papel cada vez mais estratégico nas organizações. Esta evolução se intensificou nos últimos 5 anos, em que os profissionais migraram de uma função tática para uma entidade estratégica que gerencia os ativos dos acionistas e participa ativamente, com papel decisivo, na expansão de seus negócios. Para atender a tais expectativas, as organizações de compras devem transformar seus processos, práticas e estruturas legadas e alinhá-las com as necessidades atuais do mercado.

Como acontece em grandes processos de transformação estrutural dentro das organizações, o verdadeiro desafio está na implementação do novo modelo. A Level; por ter sido concebida e ter em seu quadro executivo profissionais que trabalharam em suprimentos em praticamente todas as funções até assumir cargos de liderança, passando posteriormente por consultorias de Supply Chain; faz questão de participar ativamente do processo de implementação, sendo seu grande diferencial em projetos desta natureza.

A Level adota uma abordagem holística para a transformação de compras, focando na construção de uma organização de alta performance no menor período de tempo. Novamente, a Level se diferencia das demais consultorias do mercado por apoiar ativamente seus clientes ao longo da jornada de transformação. Paralelamente ao processo de transformação; em que avaliamos três pilares principais: tecnologia, processos e pessoas; executamos o Spend Assessment para iniciar concomitantemente iniciativas de Strategic Sourcing, fazendo com que o projeto todo seja autofinanciado.

Capturando rapidamente os benefícios, os clientes são auxiliados nesse processo de desenvolvimento e adequação às melhores práticas de mercado, por meio de uma metodologia que aborda temas essenciais, como ferramentas de TI, capacitação de pessoas, otimização de processos e implantação de governança com foco em melhoria contínua.

Outro entregável relevante nos projetos de transformação conduzidos pela Level é a transferência de conhecimentos aos participantes do processo, sejam metodológicos, comportamentais ou “funcionais”. O foco da Level nos processos de transformação em compras é deixar um legado que faça com que os stakeholders definitivamente considerem a nova estrutura como uma unidade de negócio com papel decisivo nos resultados da organização.

Nos projetos de transformação em compras, a Level concentra seus trabalhos nos três pilares principais de uma organização de compras: estratégia, pessoas, processo e ferramentas tecnológicas.

Estratégia

Desenvolvimento da estratégia de compras alinhada aos objetivos do negócio, com a execução de iniciativas paralelas de Strategic Sourcing, visando à obtenção de economias com foco no alcance das metas corporativas;

Como parte do plano estratégico para a área de compras, a Level desenvolve as estratégias específicas de categorias para gerenciamento contínuo das mesmas.

Pessoas

Avalia a efetividade e competências organizacionais existentes;

Projeta a estrutura da organização certa alinhada com o negócio;

Implementa uma estrutura robusta de gerenciamento de desempenho, incluindo métricas e scorecards;

Lidera o programa de gerenciamento de mudanças.

Processos e Tecnologia

Avalia a efetividade e competências organizacionais existentes;

Propõe melhorias nos processos e políticas para todas as funções;

Revisa requisitos de tecnologia e seus gaps e suporta na escolha e implementação de novas tecnologias e/ou ajustes nas tecnologias existentes.

Diagnóstico
(As is)

Mapeamento da situação atual analisando processos, tecnologias e pessoas com assessment do planejamento estratégico e lideranças da organização.

Análise de Gaps & Benchmark

Identificação das oportunidades de melhorias em cada pilar (processos, tecnologias e pessoas) e comparação com as melhores práticas de mercado.

Identificação de oportunidades

A análise de Gap trará um mapa de oportunidade ou melhoria a ser incorporada aos processos ou tecnologias existentes, com o respectivo plano de priorização das mesmas.

Skills e Competências

Nos trabalhos de reestruturação avaliamos e recomendamos habilidades técnicas e comportamentais dos recursos por cargo e função exercida em Suprimentos.

Desenho da Nova área

Na reestruturação de suprimentos, recomendamos o novo modelo(pessoas, processos e tecnologia) com o planejamento da área para curto, médio e longo prazo.

Implantação do Projeto

Suporte como PMO do processo de transição do modelo operacional original para o novo desenho da área, exercendo protagonismo no engajamento dos envolvidos.

Cases de Sucesso

e-Procurement

Implementação de processos e tecnologia para aumento da eficiência operacional e financeira através de melhorias nas etapas de planejamento, compra (transacional e estratégica), negociação, gestão de fornecedores e contratos.

Organização de Equipes

Mapeamento e desenvolvimento de skills e competências para as diretorias de suprimentos de uma das maiores mineradoras do mundo, com amplitude global (Brasil e China).

Consultoria Procurement

Execução de projeto de Sourcing visando obtenção de economia com homogeneização e sinergia dos contratos das categorias de materiais na integração de 4 unidades de negócios de grande grupo empresarial no segmento de bens de consumo.

Gestão de Terceiros

Consultoria e implementação de modelo de governança do processo de terceirização com o mapeamento de riscos e eventuais passivos trabalhistas e previdenciários, assunção da operação de gestão dos terceiros.

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