Logo da Level Suply


Spend assessment & Analysis

Nossa metodologia de Spend Assessment identifica os

modelos mais adequados para cada categoria de

fornecedores, auxiliando o setor de suprimentos a

analisar gastos e planejar ações futuras.

Spend assessment & Analysis

Na visão tradicional, o profissional de compras tinha um perfil limitado, sem diferenciação e geralmente era oriundo de alguma outra área da empresa onde não apresentava desempenho satisfatório. As atividades limitavam-se a garantir o abastecimento de produtos ou serviços em resposta às requisições de compras emitidas pelos solicitantes internos, e o relacionamento com o mercado fornecedor caracterizava-se por relações de amizade. Nas últimas décadas, a função de compras passou por uma verdadeira revolução e atualmente é possível visualizar até posições de CPO (Chief Procurement Officer) ou vice-presidente de compras nas grandes organizações, atingindo, portanto, um patamar de importância estratégica e sendo reconhecidamente capaz de auxiliar as empresas a atingir resultados de longo prazo. Para que sejam atingidas as expectativas criadas sobre esta “nova” função, é fundamental para um gestor de compras planejar suas ações para não limitar-se exclusivamente às atividades operacionais e à gestão de incidentes da área. Dessa forma, a aplicação da metodologia de Spend Assessment ou Spend Analysis auxilia os gestores de suprimentos a planejarem suas ações de curto, médio e longo prazo para que estejam alinhadas com a estratégia definida pela organização.

O Spend Assessment ou Spend Analysis nada mais é do que o planejamento estratégico da área de suprimentos. Essa ferramenta de planejamento traz uma visão clara sobre as oportunidades de cada categoria de compra por meio da Matriz Estratégica de Suprimentos da Level Group, que identifica os modelos de relacionamento mais adequados com o mercado fornecedor para cada categoria; e do Gráfico de Priorização de Projetos, que considera o benefício potencial e a facilidade de implementação. A Metodologia da Level, experimentada em diversas empresas dos mais variados segmentos, é composta por 4 passos e, assim como qualquer ferramenta de planejamento, procura responder algumas questões como:

Como desenvolver um plano estratégico de suprimentos com forte impacto no resultado da organização, sendo de fato perceptível para os acionistas?

Como obter o valor máximo deste trabalho no menor tempo possível?

Como sustentar este valor gerado por um longo prazo?

Por fim, como definir a estratégia de abordagem metodológica para cada oportunidade mapeada e prioriza-las de modo que o reconhecimento dos acionistas seja identificado já no curto prazo, conseguindo engajar os stakeholders do processo durante a jornada de execução dos trabalhos de captura de oportunidades?

A metodologia de Spend Assessment ou Spend Analysis (ou, como mencionado acima, planejamento estratégico de suprimentos) desenvolvida pela Level responde às referidas questões por meio de atividades desenvolvidas nos quatro passos abaixo:

Levantamento de Dados

Disponibilização de template, mapeamento dos dados e categorização das despesas para o levantamento.

Entrevistas com Stakeholders

Entrevista com os gestores dos contratos e compradores para mapeamento do histórico das contratações.

Benchmark da Level

Compatibilização das categorias identificadas com a Base de conhecimento da Level, histórico de negociações anteriores.

Consolidação de Informações

Com as visões internas e externas (mercadológica) das categorias é possível montar um mapa de oportunidades.

Planejamento Estratégico

Elaboração do planejamento apoiado na matriz estratégica de compras e gráfico de priorização de oportunidades de economia.

Apresentação de Resultados

Workshop para desenvolvimento de dinâmica para entrega dos materiais elaborados para o planejamento estratégico de suprimentos.

Cases de Sucesso

e-Procurement

Implementação de processos e tecnologia para aumento da eficiência operacional e financeira através de melhorias nas etapas de planejamento, compra (transacional e estratégica), negociação, gestão de fornecedores e contratos.

Organização de Equipes

Mapeamento e desenvolvimento de skills e competências para as diretorias de suprimentos de uma das maiores mineradoras do mundo, com amplitude global (Brasil e China).

Consultoria Procurement

Execução de projeto de Sourcing visando obtenção de economia com homogeneização e sinergia dos contratos das categorias de materiais na integração de 4 unidades de negócios de grande grupo empresarial no segmento de bens de consumo.

Gestão de Terceiros

Consultoria e implementação de modelo de governança do processo de terceirização com o mapeamento de riscos e eventuais passivos trabalhistas e previdenciários, assunção da operação de gestão dos terceiros.

Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas