Logo Level Group

Case de
Consultoria

Empresa de bens de consumo e agronegócio contratou

a Level Group para realizar projetos de Strategic

Sourcing para suas categorias de materiais indiretos.

Necessidade

Em 2010 nosso cliente passou por um processo de aquisição de outras operações e fusão das suas unidades de negócio. Para capturar as sinergias em ganho de escala desse tipo de operação através de benefícios financeiros, consolidação de volumes e padronização de fornecedores entre todas as unidades, o mesmo contratou a Level Group para realizar projetos de Sourcing nas categorias de MRO.

Escopo

O projeto envolveu 10 categorias que totalizavam um spend anual na ordem R$ 30 milhões. Os grandes desafios do projeto eram o curto prazo para execução (2 meses) e a necessidade de consolidar as informações das diversas unidades de negócio, uma vez que estas provinham de sistemas distintos e apresentavam padrões diferentes de organização dos dados.

Metodologia

Foi aplicada a metodologia de Sourcing Level Group para todas as categorias contempladas no projeto através de um levantamento detalhado dos dados, análise do mercado fornecedor, elaboração focada do modelo de contratação, captação e cotação, bem como a negociação com fornecedores.

Em função do prazo reduzido de execução do projeto, algumas dessas etapas foram otimizadas e agilizadas com o know-how de mercado da Level Group, benchmarks e fechamento dos processos em lotes, acelerando assim a entrega e captura das economias.

Resultados

O projeto trouxe uma economia na ordem de R$ 1,7 milhões, além de ganhos de processo graças a redução do número de contratos, tabelas de preços para 80% dos itens de MRO, fidelização de fornecedores e melhora na qualidade da base de dados destes itens.

Desafio

Realizar projetos de Sourcing após a aquisição de outras operações e fusão de unidades de negócio.

Projeto

Consolidar informações oriundas de sistemas e padrões distintos em um prazo de 12 meses.

Método

Metodologia de Sourcing Level Group, com levantamento de dados, análise de fornecedores e modelos eficazes de contratação e negociação.

Resultados

Economia de R$1,7 milhões, redução na quantidade de contratos, fidelização de fornecedores e mais qualidade na base de dados.

Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas