e-procurement

A necessidade de sistemas de e-Procurement

21 de fevereiro de 2019

No Mapa Estratégico da Indústria no Brasil (ebook CENÁRIOS POLÍTICO E ECONÔMICO NO BRASIL NA GESTÃO 2019-2022 – Level) percebemos o nível de complexidade dos temas que as empresas industriais estão enfrentando, como:

• Competitividade com sustentabilidade
• Produtividade e inovação na empresa
• Política industrial de inovação e comércio exterior
• Infraestrutura
• Tributação
• Relações de trabalho
• Educação
• Financiamento
• Recursos Naturais e Meio Ambiente
• Segurança jurídica
• Ambiente Macroeconômico
• Eficiência do estado, governança e desburocratização

Com isto, as áreas de Compras/Suprimentos tem sido demandadas cada vez mais de um papel mais estratégico dentro das organizações.
Contudo, esta não é a realidade na maioria das companhias. De acordo com estudo da empresa A.T. Kearney (Mobilizing for Excellence in Supply Management – 2017), somente 7% das empresas pesquisadas (consideradas líderes em Supply Management) mostraram excelência em competências de gestão de Compras/Suprimentos e performance espetacular nos seguintes pontos:

1. Custos de curto prazo
2. Risco de fornecimento
3. Custo Total da estrutura de Compras/Suprimentos
4. Inovação
5. Busca por Talentos.

e-procurement

A comunidade dos CPOs (Chief Procurement Officer, em inglês) tem participado de eventos para discussões estratégicas, como o Procurement Club (www.procurementclub.com.br) onde temas como Estratégia Digital, Desenvolvimento de Talentos/Líderes em Compras/Suprimentos e utilização de inovação através dos fornecedores aparecem em destaque, reforçando a importância das áreas de Compras/Suprimentos focalizarem seus esforços nesta direção.

Otimização do processo de compras com e-Procurement

Olhando de forma um pouco mais operacional nestes temas vale a pena reforçar a importância dos processos de Compras – fluxos de atividades com input e outputs definidos – que são essenciais para ajudar a buscar a melhor produtividade e atendimento às necessidades da empresa e das áreas requisitantes, desde que desenhados com base em boas práticas de mercado.
Com a evolução de soluções baseadas em tecnologia de informação, surgiram sistemas (softwares) para tornar a execução de atividades de Compras mais rápidas e eficientes e aderentes aos processos. Estes softwares são também chamados de sistemas de e-procurement. Assim surgiram soluções de tecnologia para os diversos processos:

Soluções de tecnologia para processos

1. Compras para Contratos (Source to Contract):

Processo que abrange desde a aquisição de bens/produtos ou serviços de Categorias Estratégicas (Strategic Sourcing) até a gestão do ciclo de vida do(s) contrato(s) gerados por estas Compras (CLM – Contract Lifecycle Management);

2. Compras por Catálogos (Procure to Pay):

Cobre desde a gestão e consumo de itens de catálogos (contratos pré-definidos de produtos/serviços) até a monitoração da Nota Fiscal emitida;

3. Gestão do Fornecedor (SRM – Supplier Management):

Compreende processos desde a entrada de um novo fornecedor (pré-cadastro e homologação) até sua eventual colaboração estratégica;

4. Análise de Gastos e Inteligência em Compras (Spend Analysis & Purchasing Intelligence):

Abrangendo desde a gestão de dados relacionados às aquisições até o suporte à decisões destas Compras;

Com todas estas informações, vislumbrando a dinâmica da maioria das empresas no Brasil, podemos perceber, por exemplo, um desafio comum em lidar com Compras Indiretas. Se buscarmos o 20/80% do Spend destas Compras (long tail) verificamos aí uma oportunidade para aplicarmos as iniciativas comentadas, automatizando estas operações com sistemas de e-procurement com robotização (RPA).
Este exemplo pode ser uma fonte de redução forte da carga operacional da equipe de Compras/Suprimentos, permitindo que estes profissionais, ou parte deles, possam desenvolver melhor suas competências em negociação de categorias estratégicas, relacionamento com fornecedores, inteligência em Compras, entre outras atividades.

Level Group

A Level, com seus 12 anos de atividades, é especializada em Supply Chain, fornecendo ao mercado brasileiro, latino americano e indiano, soluções de e-Procurement, robotização, consultoria para re-estruturação de áreas de Compras/Suprimentos (Procurement Transformation), Projetos de Strategic Sourcing, BPOs para Compras, Gestão de Fornecedores, Terceiros e Contratos.

Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas