Benefícios financeiros com a padronização de cadastro de itens
14 de março de 2023A padronização do cadastro de itens pode trazer importantes benefícios financeiros para as empresas, especialmente no que diz respeito à redução de custos. Quando a empresa adota uma padronização no cadastro de itens, ela tem uma visão mais clara e estruturada do seu Spend, assim, permitindo identificar oportunidades de economia e redução de gastos desnecessários.
Um exemplo de como a padronização pode ajudar na redução de custos é o uso de uma nomenclatura técnica, seguindo um PDM (Padrão Descrição de Materiais), para produtos similares, evitando que sejam feitas compras desnecessárias ou duplicadas. Apesar de que quando não há uma padronização, é comum que diferentes setores ou colaboradores da empresa usem diferentes termos para se referir a um mesmo item, o que pode levar a erros, retrabalho e custos operacionais para a empresa.
A padronização também pode ajudar a reduzir custos por meio da análise do estoque e identificação de produtos pelo tempo de movimentação. Também viabiliza a emissão de relatórios e análises precisas, otimizando a gestão de estoque e planejamento de compras, além de reduzir custo de Armazenagem.
Por fim, é importante destacar que esta padronização é uma medida que pode gerar benefícios a longo prazo em diversos setores da empresa como:
- Produção
- Manutenção
- PCP
- Fiscal
- Contábil
- Logística
- Vendas
Assim, tendo a redução de desperdícios, melhor planejamento, visibilidade dos spends e gestão das operações.
Conheça mais nossas soluções / Leia mais artigos em nosso blog
Texto escrito por Chat GPT com curadoria e insights de Rodrigo Caaete Chacon Ramos