Conferência Gestão da Terceirização 360º

19 de dezembro de 2017

A Level Group participou da conferência “Gestão da Terceirização 360°”, nos dias 6 e 7 de dezembro, no Hotel Golden Tulip Paulista, em São Paulo, que teve como objetivo esclarecer as principais mudanças que a Reforma Trabalhista e a Lei da Terceirização trouxeram para as empresas e quais os impactos delas na gestão da terceirização.

Nos dois dias de conferência, foram abordados temas como a reforma trabalhista, seus impactos e oportunidades, passando por Cases e melhores práticas na gestão de terceirização e como chegar lá, até as regras do RFD-Reinf e compliance com a gestão de terceiros.

Empresas como a B3, Vivo, Claro, JLL entre outras estiveram presentes enriquecendo as discussões e debates. Além disto, foram sorteados dois livros indispensáveis para os executivos responsáveis pela gestão de seus terceiros, sendo eles: “Gestão de Risco da Terceirização”, com autoria de Adriano Dutra da Silveira e “Terceirização – Uma abordagem estratégica”, com autoria de Lívio Giosa, ambos os autores renomados do assunto.

Destaques da programação

“Gestão da Terceirização 360º” reuniu profissionais renomados do tema. Confira alguns pontos relevantes de palestras apresentadas no evento:

  • Adriano Dutra, especialista em projetos de consultoria e Gestão de Riscos da Terceirização na Level Group, apresentou práticas sobre gestão de riscos e impactos da reforma trabalhista na Terceirização. Segundo ele, as empresas devem utilizar matriz de risco dos prestadores para despender mais energia (tamanho de check list, periodicidade de análises, indicadores, auditoria em campo) com as empresas que apresentam maior risco para o tomador de serviço. Os acompanhamentos da evolução das ações trabalhistas podem ajudar em direcionar esforços para fiscalizar empresas com problemas ou desvios que geram passivos de fato;
  • Roberta Codignoto, líder da área Legal e Compliance da Staples, na apresentação sobre Compliance de terceiros apresentou 3 principais questões que eles utilizam para avaliar a contratação: Onde o terceiro está localizado? Qual a atividade a ser realizada? E tem interação com o governo/agentes públicos?
  • Gustavo Biagioli, da área Legal e Compliance da JLL realizou uma apresentação descrevendo os desafios antes das mudanças de 2017 e as diferenças trazidas pela Lei de Terceirização e Reforma Trabalhista. Como destaque teve à luz do negócio da JLL, as novidades da avaliação de capacidade econômica do prestador de serviço, previsão de subcontratação da prestadora, declaração expressa sobre configuração de vínculo empregatício. Restrições como possibilidade de equiparação salarial também foi discutido;
  • André Gurgel, Superintendente de Compras, Contratos e Fornecedores da B3, comentou que a gestão de terceiros deles está inserida na estrutura de gestão de fornecedores, que também tem uma perspectiva de gestão de risco. Ele citou os indicadores utilizados na gestão da terceirização e a atualização das minutas padrão para apoiar as retenções. Também comentou sobre o desafio de lidar com o risco de reconhecimento de vínculo de emprego do terceiro em função de problemas na condução dos contratos de terceirização e de mostrar resultados desta gestão para justificar investimentos;
  • Marcia Ingui, da Telefonica-Vivo, discutiu tópicos relevantes sobre a gestão de terceiros como: lidar com exceções na gestão, foco nos prestadores mais críticos, linhas de corte para a gestão e regras para aplicação de retenção de pagamentos para redução de risco com seus fornecedores. Além disto, como eles estão lidando com os impactos da Reforma Trabalhista; e também
  • Ricardo Calcini, advogado trabalhista que atua com temas relacionados ao evento, apresentou o Workshop “Gestão de Terceiros: Riscos e Responsabilidades”, abordando riscos e oportunidades com empresas EIRELI na prestação de serviços de obras civis, controle do capital social dos prestadores de serviço e quarentena para evitar a “pjotização”.

Seguem abaixo algumas fotos do evento.

Convidados, participantes e palestrantes reunidos no Hotel Golden Tulip Paulista São Paulo para a conferência “Gestão da Terceirização 360º”

Pausa para o coffee break  

Lívio Giosa autografando seu livro “Terceirização – Uma abordagem estratégica” para ganhadora do sorteio

Adriano Dutra da Silveira com ganhadora de seu livro “Gestão de Risco da Terceirização”

Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas