Follow-up (FUP) de Serviços

Conheça o Follow-up (FUP) de Serviços

16 de maio de 2023

O Follow-up (FUP) de Serviços surgiu diante da necessidade de garantir o acompanhamento dos processos de materiais que são enviados para realização de serviços de reparos externos, e vem ganhando destaque dentro das organizações.

Além disso, o FUP ajuda as empresas a se prepararem para o retorno dos materiais reparados, de modo que possa agilizar a reentrada desses materiais em seu fluxo de produção. Isso evita que a empresa precise lidar com atrasos na produção ou na entrega de produtos aos seus clientes.

Os materiais que são enviados para reparo externo muitas vezes têm altos valores, seja em termos financeiros ou em relação à importância para o negócio da empresa. O FUP ajuda a garantir que eles sejam cuidadosamente monitorados durante o processo de reparo, de modo a minimizar o risco de perda ou danos.

Em alguns estados brasileiros há a cobrança de imposto sobre a entrada da mercadoria em território estadual, mesmo que seja para fins de reparo ou conserto. Isso ocorre porque a legislação tributária considera a entrada da mercadoria no estado como uma operação sujeita a impostos.

No entanto, em outros estados, há isenção de impostos sobre remessas para conserto, desde que a mercadoria seja devolvida no prazo estabelecido e não haja alteração do valor original da mercadoria. Isso ocorre porque, nesses casos, a operação é considerada uma simples reparação, e não uma nova venda.

O FUP de Serviços está em ascensão pois os estados brasileiros vêm aderindo à política de reparo externo, fazendo com que empresas o introduzam. Assim, garantindo a não penalização de incidência de impostos nas transações comerciais, garantindo uma redução de custos.

Algumas das Vantagens de se obter um Follow Up de Serviços:

  • Estar em conformidade com a lei
  • Ter controle dos materiais que estão fora da empresa
  • Ter uma base de Lead Time de seus fornecedores
  • Compliance
  • Redução de Custos

Assim como nas outras frentes do Follow up, o de serviços, visa obter um controle sobre seus materiais e equipamentos garantindo um estoque eficiente, prevenir custos que possam vir a surgir pela não conformidade da lei, garantir uma boa comunicação com os fornecedores, ganho na eficiência e eficácia do trabalho realizado, melhoria no processo, e alcançar os objetivos das organizações.

Texto escrito por Jeferson de Carvalho Analista de Supply Chain

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