Desafios do Escopo – Metodologia e Contratação de Serviço

29 de julho de 2019

Quando contratamos serviços, primeiramente devemos considerar esse processo com a mesma abordagem de um
projeto, e, como em qualquer projeto, o estabelecimento do escopo é o aspecto mais crítico

Eventuais equívocos na abrangência ou no nível e profundidade de detalhamento podem trazer consequências desagradáveis em termos de custos, prazos, comunicação e riscos. Em uma pesquisa feita pela Level Group com 30 gestores de contratos ou responsáveis pelos processos de contratação de serviços dos mais variados segmentos de mercado, 80% disseram que a falta de um escopo claro e bem definido é o maior desafio dos projetos de Strategic Sourcing para contratação de serviços.

Escopo

Dois aspectos que o comprador ou gestor do projeto de contratação de serviços deve considerar em relação à deficiência de escopo e suas eventuais consequências são:

Escopo incompleto

Muitas vezes, os serviços ou subserviços objetos da contratação não são identificados adequadamente. Para que seja possível a definição precisa do escopo, os responsáveis pelo projeto devem se perguntar se todos os componentes necessários para o perfeito entendimento da composição do escopo estão suficientemente descritos.

Descritivos incompletos e sujeitos a interpretações diversas acabam dificultando a precisão na elaboração orçamentária das empresas proponentes e, consequentemente, acaba gerando uma distorção importante nas proposições técnicas e comerciais apresentadas.

Falta de clareza

Um grande erro do comprador ou gestor do projeto de contratação de serviços é presumir que o escopo está claro para todos somente porque está completo. Essa é uma armadilha tradicional dos projetos de concorrência para contratação de serviços que pode ser facilmente evidenciada: basta que sejam feitas perguntas para interlocutores de perfis diferentes para verificar sua compreensão e interpretação das informações ou descritivos do serviço disponibilizados.

Para reduzir o risco de falta de clareza do escopo, o comprador ou gestor do projeto de contratação pode realizar algumas ações, tais como:

  • Desenvolver um template, com perguntas fechadas específicas para cada categoria de serviço, para que,
    através dessas respostas, o escopo de contratação seja concebido;
  • Nunca deixar de obter aprovação formal dos documentos e dos entregáveis.
  • Fazer revisões constantes junto com a equipe responsável pela contratação para garantir que a percepção dos stakeholders não mude conforme o projeto avança.
  • Gerenciar bem as mudanças, para que elas não transformem um escopo claro em algo ambíguo e incompleto.

O modelo de desenvolvimento do escopo varia muito de acordo com o tipo de empresa, o tipo de projeto, o
estilo e a autoridade do comprador ou gestor. Por isso, não é fácil definir a melhor forma de desenvolver o escopo.

Ainda assim, estabelecemos como prática e elevada assertividade, o desenvolvimento gradual do escopo. Esse modelo costuma trazer ótimos resultados na elaboração de escopo para projetos de Strategic Sourcing.


A seguir, destacamos quatro razões pelas quais não vale a pena detalhar com preciosismo o escopo logo no começo do projeto de Strategic Sourcing para contratação de serviços:

  • Haverá exageros nos requisitos
  • O escopo não ficará completo
  • Aumentará o retrabalho
  • Será criada uma expectativa pouco realista

Ditas as razões pelas quais desenvolver o escopo gradualmente é mais indicado para projetos de Strategic Sourcing, cabe ao comprador ou gestor do projeto de contratação determinar exatamente o nível de escopo que é desejado para a contratação. O importante é que o escopo das fases mais avançadas seja definido de forma mais ampla e permita pelo menos:

  • Orientar adequadamente as atividades que representam o serviço a ser contratado;
  • Estimar o custo e prazo totais dos serviços a serem contratados utilizando como referência valores cotados preliminarmente ou referências atuais;
  • Identificar riscos de grande probabilidade ou impacto que devam ser discutidos desde o começo do projeto de Strategic Sourcing.

Na verdade, não existem regras fixas, mas sempre deve existir o bom senso. Nenhum processo de contratação de serviço é idêntico ao outro, e o gerente do projeto, em conjunto com sua equipe, deve buscar os melhores caminhos para o sucesso da contratação. Saiba mais!

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