Estratégia Digital na área de Procurement
24 de setembro de 2019Uma revolução nada silenciosa tem transformado os negócios e os desafios na área de procurement
Com uma nova dinâmica, tecnologia impacta diretamente a troca de informação e conhecimento numa velocidade nunca vista antes. Um dos desafios para os profissionais do setor de procurement é a interação entre os departamentos para identificar vantagens e encontrar maneiras eficientes de alcançar resultados.
O mercado está em constante mutação. Acompanhar o ‘time’ dessas mudanças faz parte das estratégias adotadas pelas empresas que querem sobreviver ao novo ecossistema digital que se estabelece. Como qualquer ação estratégica, o processo é pautado em dados, testes, estudos, acertos e erros. Sem mágica!
O “Lean” é uma metodologia usada dentro do conceito que considera o desenvolvimento estratégico cíclico, onde se mapeia uma cadeia de valor para em seguida criar um fluxo que vai estabelecer metas e prazos.
Esse ciclo se fecha com a busca pela excelência e alcance dos objetivos. Para isso é preciso aparar as arestas que surgem no caminho e prever os riscos. Se implantado de forma inconsistente, pode falhar. Saber onde se quer chegar é o balizador que irá nortear os aspectos críticos do funcionamento da estratégia para que a metodologia e implantação dê certo.
Uma das estratégias é a conexão com startups. Mas, para que o objetivo seja alcançado a parceria deve fazer sentido e ter um método traçado para atingir o resultado esperado. A interlocução com as startups em meio a renovação na área de procurement, é uma das chaves para estabelecer um novo modelo de relacionamento entre empresas, departamentos e fornecedores.
Desafios – Procurement
A transformação digital trouxe um novo formato de relacionamento que transita em um ecossistema que se assemelha a uma teia sem fronteiras entre o universo real e digital.
- Para se destacar nesse novo modelo de relacionamento os profissionais de procurement devem ter muito claro que o papel deles não se limita nem termina quando a parceria é assinada. Acompanham-se os processos, nos erros e acertos que o aprendizado acontece.
- Provocar questionamentos também faz parte, mas é preciso sugerir soluções inovadoras e não apenas problematizar.
Pontos fundamentais para entender os processos:
- Ter métricas bem definidas
- Ser data driven e contribuir nas tomadas de decisão com análises e conhecimento do posicionamento na área
- Conhecer o funcionamento dos ecossistemas
Mudar o foco para o cliente é a bola da vez. Na fase transacional por exemplo, o foco é no encantamento e lealdade do cliente. Outra etapa que pode ser dada como exemplo é dos departamentos de P&D; antes o foco era no produto e com esse novo ecossistema o P&D se volta para a experiência do cliente.
O foco na experiência do usuário é pautado no que ele traz. Por isso, procurar saber o que o cliente quer, o que precisa melhorar, entender sua real necessidade e identificar o que espera tem sido estratégico. Após isso, desenvolver algo que atinja a expectativa fica mais fácil. Quando o cliente propaga sua satisfação, consequentemente gera uma espécie de “mídia espontânea”. Mas isso só vai acontecer se a experiência for singular!
Essa estratégia tem sido mais assertiva. Quando uma solução chega ao mercado pautado em uma necessidade real identificada, o resultado positivo é consequência.
Mindset e Fatores Externos
Um grande diferencial tem sido reconhecer a necessidade de mudança de mindset e a consideração de que, fatores externos interferem nas ações e estratégias de comunicação e marketing. Ao se pensar em um produto ou serviço apresentado como solução, no cenário atual, é preciso ter um olhar mais atento, flexível e amplo.
A substituição das mídias tradicionais pelas digitais é outra mudança significativa e que está em uma constante crescente; inclusive com a criação de canais próprios.
Um bom exemplo de como o mindset interfere na transformação digital, são as mudanças que estão ocorrendo em diversas áreas.
No setor financeiro, os bancos que não se adequam perdem mercado. Cada vez mais o cliente quer resolver as coisas via mobile. Com isso, estratégias de relacionamento se fazem necessárias no contexto real-virtual. Ao mesmo tempo que o cliente, neste caso, não quer ir à agência, ainda considera importante ter um contato com uma pessoa física, um gerente de conta, por exemplo. Ainda que seja um contato virtual por e-mail, telefone ou aplicativo.
Atingir a expectativa do cliente é entender qual experiência ele quer ter. Como atingir isso, faz parte desse novo modelo de relacionamento que vem sendo construído e apresentado ao mercado.
Nesse ponto as Startups ganham espaço por ter foco e perfil atualizado, conectado com as inovações; que pode ser de grande valia para o setor de procurement.