Inovação através do Design

22 de julho de 2019

Design Thinking é uma abordagem que veio para revolucionar a maneira de encontrar soluções inovadoras para problemas, soluções criativas focadas em necessidades reais do mercado e não em apenas suposições estatísticas

Design Thinking

A abordagem do Design Thinking busca a solução de problemas de forma coletiva, colaborativa, gerando uma perspectiva empática com os stakeholders engajados no processo. Neste conceito, todos os envolvidos na ideia são colocados no centro de desenvolvimento do produto, este é um trabalho enriquecedor quando realizado com equipes multidisciplinares.

Durante o processo do Design Thinking, a equipe tenta mapear a experiência cultural, visão de mundo e processos inseridos na vida dos indivíduos, com o objetivo de obter uma visão ampla na solução dos desafios. Dessa forma, fica mais fácil identificar barreiras e gerar alternativas viáveis para transpor os problemas dos consumidores.

A abordagem mais “humana” pode ser usada em qualquer área de negócio, onde a satisfação do cliente, seja ele interno ou externo, pode ser alcançada quando se conhecem em profundidade suas necessidades, desejos e percepções.


Etapas do Design Thinking

As etapas do Design Thinking podem ser resumidas da seguinte forma:

1- Identificar onde encontrar oportunidades de inovação

O designer Ronald Kapaz durante o painel “Inovação através Design”, afirmou que o Design Thinking são pausas corporativas para processos reflexivos que através de um método pragmático consegue gerar projetos de inovação e suas priorizações. Para isso é necessário que a experiência de encontrar oportunidades de inovação seja feita de modo a envolver pessoas com diferentes formações e informações. É preciso descobrir onde estão os caminhos para inovar, mas para que isso aconteça é preciso conhecer a si mesmo e ao ambiente externo.

Pensando nos negócios, a equipe designada para desenvolver o Sprint precisa conhecer seus pontos fortes, as fragilidades da concorrência, as condições macroeconômicas, além de realizar análise SWOT, benchmarks, pesquisas de mercado e reuniões multidisciplinares para identificar as respostas nessa etapa.

2- Descobrir a Oportunidade de Inovação

Pesquisas qualitativas e trabalho com soluções de Big Social Data podem indicar, qual é a oportunidade que o mercado desenha para o seu negócio.

3- Desenvolver a Oportunidade de Inovação

Desenvolver o produto ou serviço partindo das necessidades e percepção de valor do cliente. Nesta etapa, abrimos mão do Processo Heurístico (com o objetivo de encontrar soluções para um problema) para descobrir o diagnóstico e o Processo Criativo de geração das possibilidades de produtos.

4- Testar as ideias

Um MVP (Minimum Viable Product) – Para quem não sabe, MVP é a versão mais simples de um produto, que pode ser lançada em período de testes, visando verificar, sem grandes gastos, se a ideia realmente atinge as necessidades do seu consumidor final.

5- Implementar a solução

Após testes com respostas positivas acerca de seu produto, ele já está pronto para ser lançado. É importante entender que o processo de desenvolvimento do produto é contínuo, onde sua ideia será melhorada permanentemente através de um processo de coparticipação entre todos os stakeholders envolvidos com ele.

Design Thinking para Diversas Áreas

O Design Thinking é utilizado para enxergar novos caminhos através da perspectiva do consumidor final. Esses são alguns exemplos práticos de como usar essa perspectiva nas diversas áreas e tarefas de uma empresa:

  • Equipe de vendas: os times comerciais podem utilizar técnicas dessa abordagem para desenvolver estratégias poderosas de persuasão;
  • Núcleo estratégico: pode auxiliar os gestores a encontrarem soluções totalmente inovadoras, sem voltar os olhos para o passado, mas para as expectativas e desejos atuais do consumidor final;
  • Brainstorm: etapas de interrogatório, ideação e prototipação podem auxiliar no processo criativo.

Podemos observar que pequenas e médias empresas vêm utilizando essa perspectiva colaborativa, prática e multidisciplinar na transposição dos desafios de seu negócio também.

Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas