FÓRUM RH 4.0 – Gestão de Pessoas na Era Digital é discutido em evento patrocinado pela Level

23 de março de 2018

No dia 21 de Março, a Level Group patrocinou o Fórum RH 4.0, em São Paulo. O evento teve como objetivo compartilhar ideias, ações, práticas e opiniões, gerando um espaço rico de aprendizado para os diferentes especialistas da área de RH e lideranças. As apresentações foram pautadas em três perspectivas: liderança, cultura e estratégia das temáticas atuais da área de RH na era da economia digital. As discussões se concentraram no futuro do trabalho e na nova configuração das empresas: colaborativas, inovadoras e inclusivas.

Para dinamizar o evento, foram elaborados painéis de debates com especialistas, cases de sucesso, mesas redondas interativas e palestras, sempre incentivando o diálogo e a troca de experiências.

Confira abaixo alguns tópicos de grande relevância abordados durante o painel de debate “A Descentralização das Relações de Trabalho”, liderada por nosso especialista em Gestão de Terceiros, Adriano Dutra.

                                                     

Adriano Dutra

Segundo o advogado, com a Reforma Trabalhista, as empresas passaram a ter um “cardápio” mais vasto de modelos de contratação, alternativas estas que pode ser utilizadas como diferenciais competitivos. Alternativas existentes de contratação: CLT, trabalho intermitente, carga horária parcial, trabalho remoto e temporário de 180 dias + 90 dias. Durante sua ponderação sobre o tema, sinalizou que hoje existe a possibilidade das organizações terceirizarem seus processos sem restrições de atividades, o que leva  a necessidade de  ter uma gestão mais efetiva dos riscos da terceirização.

 

Maria Teresa Bertoldi

A superintendente de RH do Banco Toyota afirma que para as organizações terem funcionários trabalhando remotamente, é necessário  que sua  cultura seja bem elaborada e constantemente reforçada, de modo que a empresa pratique o que realmente prega.

A clareza das metas a serem atingidas oferece a pessoa que trabalha remotamente o sentimento de dono e autonomia. Reuniões de divulgação de resultados da empresa e confraternização  com os colaboradores, inclusive os que trabalham  a distância, garantem o sentimento de pertencimento e contribui para o relacionamento empresa-colaborador.

 

Daniela Catalan

A Head of People, Environment and Culture da ScanSource Brasil e LATAM, ressaltou que a geração Y preza muito pela qualidade de vida e a opção do trabalho remoto é sem dúvida um aspecto muito valorizado por esta geração.

Em seu discurso, apontou a importância da organização ter um programa de integração consistente, que brilhe os olhos do novo colaborador fazendo inclusive com que este profissional tenha conhecimento dos pontos focais da empresa que poderão lhe suportar à distância.

O compartilhamento de resultados da organização com todos, mesmo que por canais alternativos, leva à transparência de informações e proximidade do funcionário à empresa.

 

 Rodrigo Garçone

O fundador e CEO da UPGRADIO abordou em sua apresentação o impacto da demissão na vida do funcionário e sua família. Segundo ele, “a demissão desfaz sonhos e é um dos eventos mais traumáticos na vida de uma pessoa”. Pode-se afirmar que esta perda exige que  lidamos com sentimentos semelhantes a morte de um ente querido.

Provocou o público com a seguinte questão: demitir um colaborador de forma planejada e humana não seria estratégico para as organizações?

A ideia de oferecer ao demissionário um projeto de outplacement, por exemplo, traz ao profissional o sentimento de respeito a sua contribuição com a empresa.

O evento contou com a presença de mais de 100 profissionais envolvidos com iniciativas e processos de Recursos Humanos, Estratégias Corporativas, Desenvolvimento Organizacional, Gestão de Talentos, Educação Corporativa, Comunicação Interna, Inovação e Transformação Digital.

Confira abaixo algumas fotos do Fórum RH 4.0:

Adriano Dutra esclareceu as novas formas de contratação e os impactos da reforma trabalhista.

 

Formato Dinâmico: painéis de debates com especialistas, mesas redondas interativas e apresentação de experiências. Dinamismo e interatividade.

 

Fernando Di Sora, sócio diretor da Level Group, esteve presente no evento e sorteou 5 livros para os participantes.

 

Fernando Di Sora e Adriano Dutra da Silveira com ganhadoras de seu livro “Gestão de Risco da Terceirização”.

eventos
Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas