FUP 365: Dicas para efetividade da ferramenta (Follow-Up)

FUP 365: Dicas para efetividade da ferramenta

4 de março de 2024

O Follow-up é o conjunto de práticas criadas para garantir o abastecimento de uma empresa, tanto para evitar paradas de produção, atraso em obras, quanto pedidos de compras em geral. Ele comtempla a efetividade da operação de controle dos materiais, serviços e/ou seus status.

Para deixar o Follow-Up mais dinâmico e simples, nós da Level, desenvolvemos o FUP 365, o Follow-Up digital. Essa plataforma não traz somente os status dos materiais em tempo real, mas também agiliza o processo de atualizações junto ao fornecedor.

Ela unifica a comunicação entre as pontas, de forma simples, fácil e sem nenhuma fricção.

Para que esse processo de implementação seja dado com êxito, é de suma importância que o cliente entenda a funcionalidade da ferramenta e projete as etapas de implementação com uma comunicação junto ao seu fornecedor, trazendo obrigatoriedade e comprometimento nos retornos e apontamentos.

Agora que falamos mais sobre a solução, nós separamos as 5 principais etapas para que a solução FUP 365 funcione de forma efetiva na sua empresa:

1ª etapa:

Comunicar ao fornecedor sobre a alteração do processo de retorno com um prazo mínimo de 30 dias, e conscientizar sua equipe da importância dessa ferramenta bem nutrida, trazendo clareza na comunicação e validando com todos a alteração de processo.

2ª etapa:

 Nossa equipe ou a do cliente inicia um trabalho de validar os contatos dos fornecedores para que o “RPA” da plataforma possa trabalhar de forma assertiva. Assim, evitando o retrabalho de efetuar re-contatos e ajustes destes. Isso trará velocidade e assertividade à operação.

3ª etapa:

Definir alertas aos fornecedores com atrasos e parametrizar os disparos de links para que os retornos possam ser dados com um tempo adequado para ter exatidão nas respostas.

4ª etapa:

Ensinar a leitura dos kpi’s, que a plataforma disponibiliza, para que sua equipe de compradores possa fazer uma análise rápida. Além de estratificar a informação e criar seu próprio indicador. Ou ainda, se preferirem, desenvolver junto ao nosso T.I o indicador personalizado. Isso trará tomadas de decisão mais ágeis e assertivas, com menor impacto nos processos da empresa.

5ª etapa:

Definir advertências, punições, suspensões no fornecimento ou até mesmo aplicações de multa baseada nos resultados que a plataforma lhe entrega. Assim, trazendo seriedade e importância a todo o processo aplicado.

Em síntese, a implementação bem-sucedida do FUP 365, nosso Follow-Up digital, requer uma abordagem cuidadosa e colaborativa. Ao comunicar efetivamente com fornecedores, validar contatos, estabelecer alertas, capacitar equipes na interpretação de KPIs e estabelecer medidas concretas com base nos resultados, garantimos não apenas a eficiência operacional, mas também uma gestão transparente e ágil.

O FUP 365 emerge como uma solução integral, simplificando a comunicação entre as partes e promovendo uma cadeia de suprimentos dinâmica e efetiva.

Artigo escrito por: Breno Paiva, Assistente de Compras na Level

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