Leilão Eletrônico

Leilão Eletrônico – Lucro Garantido

4 de dezembro de 2019

Para que o lucro seja garantido no leilão eletrônico, também chamado de leilão online é preciso tomar alguns cuidados. Veja quais!

A internet segue trazendo muitas transformações na forma de se fazer negócio e se negociar. A revolução digital chegou ao mercado leiloeiro e cada vez mais se aprimora.

O Leilão eletrônico também chamado de leilão online é uma ferramenta “Business-to-Business”. Focada, em especial para o departamento de compras, cabe a participação tanto de pessoa física quanto jurídica. De modo geral o que determinará isso será o edital do leilão. O formato segue praticamente o mesmo dos leilões tradicionais, porém com elementos que permitem a participação via web. Em outras palavras, a tecnologia amplia o acesso com algumas adaptações para romper fronteiras também no segmento de leilões.

Leilão – evento de venda, em sua maioria, pública, com a participação de pessoa jurídica ou física, maior de 18 anos. Os lotes do que será leiloado são apresentados juntamente com o lance mínimo de cada peça. Para adquirir, basta que se dê o lance maior que o mínimo estabelecido e o leiloeiro bata o martelo. Em resumo e de modo bem simplista, é isso.

A modalidade online ou eletrônica segue a mesma lógica, com alguns diferenciais proporcionados pela tecnologia. O participante tem acesso em tempo real, junto com as pessoas que estão de corpo presente no evento.

Enfim, por razões de segurança há as plataformas online desenvolvidas com um sistema, de responsabilidade da gestora do leilão, para que a coisa funcione. Quem está participando via web, geralmente precisa fazer um cadastro para ter uma senha de acesso, entre outros procedimentos padrão para entrar nos auditórios virtuais.

Segmentos e Lotes

Os segmentos que participam dos leilões presenciais e online estão nos mais variados setores. Os itens vão desde veículos à imóveis, peças específicas aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, carcaças, antiguidades, equipamentos eletrônicos, de cosmética até matéria prima das mais diversas. Porém existem gestoras leiloeiras que se especializam em determinado tipo de lote e segmento.

Todas as informações, tanto dos lotes quanto da gestora, como do formato de como será trabalhado o leilão, deve constar no edital, por isso é tão importante ler com atenção. Afinal existe uma série de implicações jurídicas que podem ser imputadas caso algo não esteja devidamente comprovado quanto a origem do bem, descrição e especificações para que se enquadre na modalidade leiloeira.

A Receita Federal (RF), por exemplo, é um órgão que já está acostumado com leilões e se adaptou bem e rápido as influências da tecnologia, adotando o leilão eletrônico como ferramenta que complementa o evento presencial. Este ano já foram feitos vários. Em Minas Gerais, por exemplo, além de itens eletrônicos tinham veículos nos lotes. Ainda no campo da RF, na capital do Rio Grande do Norte foi realizado um leilão presencial e online com lotes de bebidas, eletrônicos, cosméticos e outros. Isso demonstra o quanto esta prática é segura e promove resultado positivo.

Vantagens do Leilão Eletrônico

Além de participar do leilão do conforto da sua casa ou do seu escritório, o leilão eletrônico promove ainda benefícios como:

  • Segurança
  • Variedade de lotes
  • Alavancar vantagem competitiva
  • Redução de custo e gastos desnecessários
  • Evita desgastes na negociação, afinal é um leilão
  • Itens com preços acessíveis e abaixo do valor de mercado
  • Você define até onde ir, ou seja, quanto quer ou pode investir ali
  • Possui ferramentas para que você não perca um lance e ainda permite que você o faça previamente

Cuidados com o Leilão Eletrônico

O setor de compras é o braço estratégico de qualquer organização. Para ganhar margem competitiva a empresa precisa que o departamento de procurement esteja bem administrado e em equilíbrio do que entra e sai, por isso a ferramenta de compra online, também chamada de leilão eletrônico vem para somar vantagens, mas é preciso ter alguns cuidados!

  • Conheça o histórico da empresa que está promovendo o leilão
  • Verifique todos os detalhes do edital, como por exemplo a forma como as peças serão entregues e se há algum custo além do lance dado durante o leilão
  • Identifique a possibilidade de ver as peças colocadas no leilão pessoalmente e, se houver oportunidade vá ver os produtos pessoalmente ou envie alguém da sua confiança

Vale lembrar que já existem leilões que são exclusivamente online. Em qualquer que seja o formato, é preciso estar atento. Tendo esses cuidados, certamente você terá lucro ao invés de imprevistos custosos.

Quer saber mais, acesse nossa página que trata sobre esta tecnologia.

Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas