nova economia

Nova economia – Desafios na área de Procurement

2 de abril de 2020

As empresas têm muitas dificuldades em inovar. CAPEX, contratos engessados a longo prazo, flexibilidade para crescer, localização e deslocamentos, agradar todos os stakeholders, segurança de dados e espaço físico foram os principais pontos levantados como grandes desafios para o departamento de procurement.

Aqui cabe uma reflexão sobre a quebra de paradigma e cultura nos espaços, pois, neste
caso o assunto é “as salas dos diretores”. Culturalmente a maior sala é a “do chefe” ao invés de ser a
de quem precisa de mais espaço. Este é um desafio que parece pequeno, mas a dificuldade está no padrão antigo das culturas hierárquicas de gestores conservadores. Para ter um problema a menos, certamente essa mudança seria a primeira!

Não à toa, quando perguntado para os profissionais de procurement o que precisaria passar por um modelo disruptivo no setor, as mudanças culturais e de clima foram temas relacionados; bem como contratos, departamento jurídico, financeiro e processos de RH.

A velocidade com que as coisas acontecem também é um grande desafio. Quando há uma boa ideia, em média 40 dias depois já existem no mínimo dois concorrentes falando sobre o assunto na internet; e um deles é chinês.

Muitas empresas estão buscando os espaços de coworking como forma de inovar, pois encontram grande dificuldade em colocar isso em prática dentro das empresas.

Falar para o funcionário voltar para sua mesa e inovar, não é uma atitude de inovação nem de mudança; tampouco estimula a rotina deste colaborador.

Cerca de 41% dos profissionais de procurement, em uma pesquisa feita interativamente em um evento, se preocupa com a confidencialidade dos espaços. E, 31% com a falta de imagem corporativa.

É muito comum, em reuniões e eventos da área de procurement, os profissionais apontarem como um dos principais desafios dos espaços de coworking o assédio de fornecedores. Porém, esta é uma das propostas destes espaços, gerar networking.

Fatalmente, esses são locais que convergem para o encontro de potenciais clientes, fornecedores
e competidores.

Um dos benefícios da nova economia nos espaços de coworking que se destaca é a questão estrutural.

Para saber mais baixe nosso ebook sobre Mobilidade Corporativa, aqui.

Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas