R.E.D.E. Suape lança Central de Compras
10 de março de 2014A iniciativa permitirá a redução de custos e otimização do processo de compras para as empresas da região.
A R.E.D.E. Suape (Relacionamento Estratégico para o Desenvolvimento Econômico-Social), por meio da ADVB-PE, lançou em fevereiro a Central Suape, uma central de compras compartilhadas de materiais indiretos, dirigida às empresas instaladas no Território Estratégico de Suape, que hoje agrega cerca de 100 grandes companhias, como o Estaleiro Atlântico SUL e Bunge.
O objetivo da Central Suape é criar uma infraestrutura que facilite a operação de fornecimento e viabilize a redução de custos, otimizando os processos de compra junto aos fornecedores locais e regionais.
Para viabilizar o projeto, a R.E.D.E. Suape selecionou a Level Group, empresa referência em outsorcing e procurement do país, agora com filial em Pernambuco, que será responsável por todo o processo de implantação da central de compras e estruturação dos processos de aquisição dos produtos, como por exemplo MRO, materiais de escritório, manutenção, limpeza, uniformes e demais que não estejam ligados à atividade fim das empresas.
Para Leopoldo Albuquerque, presidente da ADVB-PE (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), a central de compras poderá agregar múltiplos benefícios às empresas da região de Suape, especialmente pela possibilidade de poder comprar produtos a preços mais baixos em função da grande quantidade de pedidos efetivados diretamente às fábricas. Também, é um avanço no processo da gestão de compras, a partir do momento em que as empresas poderão se dedicar ao seu negócio, deixando o processo de aquisição de indiretos sob a operação de uma estrutura organizada e competente.
“Quando a R.E.D.E. Suape entendeu que precisava desenvolver uma central de compras para as empresas da região, procurou o que havia de mais avançado no país. A Level Group surgiu como a parceira ideal, capaz de dotar o projeto de todas as competências necessárias na área de compras. Seus produtos, serviços e soluções atenderam perfeitamente nossas expectativas e o lançamento da Central de Compras da R.E.D.E. Suape foi rapidamente viabilizado”, ressalta Albuquerque.
O processo ocorrerá em duas etapas. Primeiramente, será criado o sistema de acesso às cadeias de fornecimento, com o cadastramento eletrônico dos fornecedores; numa segunda etapa será criada uma Central de Distribuição, visando facilitar a logística de entrega desses produtos.
De acordo com o diretor de compras da R.E.D.E. Suape, Carlos Moreira, “esse modelo de compras oferece vários benefícios porque aumenta o poder de negociação com os fornecedores e otimiza o tempo das empresas, que poderão focar sua atenção nas atividades do seu core business”.
Parceria
A Level Group foi selecionada para participar da implantação dessa central de compras por sua expertise na gestão de processos de compras, que visa garantir que sua seleção, integração e qualificação sejam realizadas de forma estruturada, controlada e otimizada.
Segundo o sócio-diretor da Level Group, Luciano Mazzali, “a criação de uma central de compras compartilhadas no complexo industrial portuário de Suape trará inúmeros benefícios às empresas da região e também a toda cadeia de fornecimento. Nossa experiência nos permite prever redução de custos da ordem de 10%, em média, além do aumento do nível de Serviço através do modelo de gestão integrada e mais próxima dos fornecedores com foco na redução de carga operacional e retrabalho, normalmente presentes nas rotinas destas compras”.