Gestão de cadastro de materiais

A importância do Saneamento de Cadastro de Materiais

19 de fevereiro de 2019

Saiba como funciona e a necessidade do Saneamento de Cadastro de Materiais

O Saneamento de Cadastro de Materiais agrega a padronização para a cadeia de suprimentos de uma organização, garantindo assim eficiência no controle de estoque e mais transparência na relação com o mercado.
A padronização também garante a redução de custos e eficácia na automação dos processos logísticos.

Em uma empresa, o cadastro de materiais tem como objetivo reunir características principais de um material de fabricação, sua dimensão, unidades de medida, classificação fiscal entre outras informações de um item. Tornando assim o processo adequado para oferecer ao solicitante um material de acordo com as suas exigências.

Apesar do entendimento da sua relevância, a qualificação do cadastro de materiais dentro das organizações é
negligenciada.

Pensando em atender às particularidades de cada companhia – independente do porte ou nível de atuação no mercado – a governança de cadastro de materiais deve operar de forma integrada e colaborativa com todos os setores de uma organização. Possibilitando, assim, que colaboradores de diversas áreas ganhem autonomia para contribuir com a estruturação do cadastro.

Gestão de cadastro de materiais

Com o grande número de informações dentro dos processos de estocagem, distribuição, abastecimento, comercialização, tributação, controladoria, entre outros, um plano de trabalho que contemple a manutenção e saneamento dos dados a fim de obter um cadastro completo e inequívoco de materiais reduz o tempo de ciclo de compras, economiza com compras mais assertivas e ajuda a reduzir estoque.

A presença de bases consistentes é o caminho crítico para empresas alcançaram o sucesso com seu cadastro de materiais. Atualmente com o apoio da tecnologia, cada vez mais, organizações estão buscando obter informações precisas para a tomada de decisões sobre o negócio.

O problema: Falta de padrões pré-definidos

O vilão para uma gestão de cadastros de materiais mal definida está em processos sem estruturação, além da falta de padrões pré-definidos e de pessoas sem especialização para fazer esse trabalho. Tudo isso gera dificuldades para os clientes internos da empresa, que acabam adquirindo materiais equivocados ou perdendo tempo em processos de cotação; na estocagem de itens fora de especificação, na duplicidade de itens e até mesmo na paralisação de uma linha de produção, prejudicada por falta de sobressalentes, uma vez que houve falha na especificação enviada ao fornecedor.

A solução

A gestão estruturada de um cadastro de materiais, assim como a limpeza do cadastro, ou saneamento do cadastro de materiais da empresa tem por finalidade a resolução de problemas crônicos da organização.

Dentro deste cenário, a Level Group, através de sua metodologia de saneamento de cadastros associada a profissionais com ampla experiência em projetos de padronização e categorização de itens, tem auxiliado empresas a otimizar suas bases de dados e redesenhar seus processos internos para extrair os melhores resultados de seus cadastros de materiais e serviços.

Para isso, a Level conta com uma metodologia dividida em duas etapas: Saneamento e Padronização do Cadastro de Materiais e Gestão contínua do Cadastro de Materiais.

A metodologia atrai ganhos significativos para as empresas ao longo de toda a cadeia de suprimentos até a aplicação do item, abrangendo os processos desenvolvidos nas áreas de operação, manutenção, engenharia, gestão de estoque, almoxarifado e suprimentos. Além de obter melhora na qualidade dos dados na base, contribuindo para a redução dos gastos administrados e colaborando para a melhoria do desempenho econômico-financeiro das organizações.

Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas