A importância do Saneamento de Cadastro de Materiais
19 de fevereiro de 2019Saiba como funciona e a necessidade do Saneamento de Cadastro de Materiais
O Saneamento de Cadastro de Materiais agrega a padronização para a cadeia de suprimentos de uma organização, garantindo assim eficiência no controle de estoque e mais transparência na relação com o mercado.
Acima de tudo, a padronização garante a redução de custos e eficácia na automação dos processos logísticos.
Em uma empresa, o cadastro de materiais tem como objetivo reunir características principais de um material de fabricação, sua dimensão, unidades de medida, classificação fiscal entre outras informações de um item. Tornando assim, o processo adequado para oferecer ao solicitante um material de acordo com as suas exigências.
Por outro lado, apesar do entendimento da sua relevância, a qualificação do cadastro de materiais dentro das organizações é negligenciada.
A governança de cadastro de materiais deve operar de forma integrada e colaborativa com todos os setores de uma organização. Possibilitando, assim, que colaboradores de diversas áreas ganhem autonomia para contribuir com a estruturação do cadastro.
Com o grande número de informações dentro dos processos de estocagem, distribuição, abastecimento, comercialização, tributação, controladoria, entre outros, um plano de trabalho que contemple a manutenção e saneamento dos dados a fim de obter um cadastro completo e inequívoco de materiais reduz o tempo de ciclo de compras, economiza com compras mais assertivas e ajuda a reduzir estoque.
A presença de bases consistentes é o caminho crítico para empresas alcançaram o sucesso com seu cadastro de materiais. Atualmente, as organizações buscam obter informações precisas sobre seus negócios e o cadastro é um fator crítico de sucesso.
O problema: Falta de padrões pré-definidos
O vilão para uma gestão de cadastros de materiais mal definida está em processos sem estruturação. Além da falta de padrões pré-definidos e de pessoas sem especialização para fazer esse trabalho.
Tudo isso gera dificuldades para os clientes internos, que acabam adquirindo materiais equivocados ou perdendo tempo em processos de cotação;
As questões relacionadas ao cadastro e governança de baixa qualidade ultrapassam as fronteiras do processo de aquisição e aplicação. Os impactos são identificados também na estocagem, duplicidade de itens e até mesmo na paralisação de uma linha de produção. Esta última, prejudicada por falta de sobressalentes, uma vez que houve falha na especificação enviada ao fornecedor.
Saiba mais sobre: Padrão de descrição de materiais (PDM) e UNSPSC, nomenclaturas e termos importantes para aprofundamento no conhecimento da importância do saneamento de cadastro de materiais.
A solução
A gestão estruturada do cadastro, assim como limpeza ou saneamento tem por finalidade a resolução de problemas crônicos da organização.
Dentro deste cenário, a Level Group, através de sua metodologia de saneamento de cadastros associada a profissionais com ampla experiência em projetos de padronização e categorização de itens, tem auxiliado empresas a otimizar suas bases de dados e redesenhar seus processos internos para extrair os melhores resultados de seus cadastros de materiais e serviços.
A Level conta com uma metodologia dividida em duas etapas: Saneamento e Padronização do Cadastro de Materiais e Governança.
Em suma, a metodologia gera ganhos significativos para as empresas ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Os impactos são observados nas áreas de operação, manutenção, engenharia, gestão de estoque, almoxarifado e suprimentos. Além de obter melhora na qualidade dos dados, contribuindo a melhoria do desempenho econômico-financeiro das organizações.