Terceirização Financeira

Terceirização Financeira reduz custo na Gestão dos Negócios

17 de dezembro de 2019

Há muito tempo se fala em terceirização para reduzir custo. A terceirização financeira é uma prática antiga na Gestão dos Negócios

O conceito de terceirização consiste basicamente em uma empresa prestando serviço para outra, para diminuir custos relacionados a impostos e vínculos empregatícios.

De modo geral as empresas são especializadas. Por exemplo, ao invés de contratar uma pessoa para cuidar dos serviços gerais, contrata-se uma empresa que cuida especificamente desse nicho. Ou seja, com know-how sobre produtos, equipamentos, etc, para todo tipo situação deste segmento.

É comum as empresas terceirizadas se tornarem parceiras e com o tempo estabelecerem trocas de benefícios e vantagens, que contribuem para o crescimento de ambas.

No caso da terceirização financeira não é diferente. Afinal, se terceirizar é o mesmo que contratar uma empresa especialista em determinado tipo de negócio, a terceirização financeira nada mais é que uma empresa especializada em administração e gestão, financeira.

Em outras palavras, você contrata uma empresa que irá atuar com foco nas questões burocráticas, finanças, gestão e processos legais para que você possa focar os investimentos na atividade principal do seu negócio.

Aspectos Principais da Terceirização Financeira

Empresas de grande porte, corporações com movimentação financeira alta e multinacionais costumam ter departamentos internos integrados para fazer a gestão do negócio. Ou, se optarem pela terceirização financeira, o farão com alguma outra grande empresa e que tenha tradição no mercado.

Sendo assim, a terceirização financeira se apresenta como solução principalmente para pequenas e médias empresas ou ainda para empreendedores.

A terceirização neste caso reduz significativamente o custo fixo da empresa. Muitas vezes o piso salarial de um profissional focado nas questões administrativa fica além do que a empresa tem condições; nesses casos a terceirização pode, em uma negociação, promover melhor custo-benefício por, por exemplo ser um contrato B2B, sem encargos trabalhistas.

Em um panorama geral empresas especializadas em gestão financeira devem ter profissionais capacitados para atender toda e qualquer demanda dentro do escopo dos processos financeiros/administrativos de uma empresa. Por isso devem ter a disposição da contratante:

  • Softwares de IA
  • Profissionais especializados nas áreas jurídica, contábil, tributos e outros

Pacote básico de uma Terceirização Financeira

Conhecida também pela sigla BPO – Business Process Outsourcing, a terceirização financeira faz parte de um modelo de Processo de Negócio.

  • Fluxo de Caixa
  • Contas a Pagar
  • Contas a Receber
  • Imposto de Renda
  • Emissão e Controle de Notas Fiscais
  • Relatório e Análise de Faturamento
  • Balanço de Receita-Despesa e Previsões

Neste modelo são delegadas responsabilidades e estabelecidos procedimentos de modo que a parte administrativa da empresa se mantenha atualizada, com melhor relação custo-benefício. 

Conheça nossos serviços, certamente temos algo que poderá te ajudar.

Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas