Cases de
Sucesso

Conheça alguns dos casos em que a atuação da Level

possibilitou a solução de problemas e melhoras

no desempenho geral das organizações.

BPO em compras

    • Total de 3

      Recursos Alocados

    • 2 anos de

      Duração do Contrato

    • Recursos alocados
      em São Paulo - SP

      No cliente

    Características do Processo

    • No processo de Carrefour, os recursos Level são responsáveis pela contratação de serviços de Facilities e também obras Civis, envolvidos em compras de Capex para plano de expansão das lojas de bairro;
    • Contrato desde 2014.
    • Total de 4

      Recursos Alocados

    • 8 anos de

      Duração do Contrato

    • Recursos alocados
      em São Paulo - SP

      No cliente

    Características do Processo

    • Dentre os recursos alocados na Bunge, alguns deles são responsáveis pelas compras de MRO, enquanto outros recursos são responsáveis pela aquisição de CAPEX;
    • A Level participou ativamente na unificação das compras de materiais indiretos quando a Bunge unificou suas operações da Bunge Alimentos, Fertilizantes e Usinas.
    • Total de 3

      Recursos Alocados

    • 3 anos de

      Duração do Contrato

    • Recursos alocados
      em SP e RJ

      No cliente

    Características do Processo

    • Além dos projetos de Strategic Sourcing na Loreal Brasil e México, a Level alocou também recursos nas instalações da Loreal – Fábrica São Paulo e Fábrica Rio de Janeiro;
    • Nas unidades em questão, os recursos Level foram responsáveis pelas compras de materiais indiretos e serviços, além do gerenciamento dos contratos fechados durante os projetos de Strategic Sourcing;
    • Contrato de 2013 a 2016.
    • Total de 5

      Recursos Alocados

    • 3 anos de

      Duração do Contrato

    • Recursos alocados
      em São Paulo - SP

      No cliente

    Características do Processo

    • Após a execução de um grande projeto de Strategic Sourcing, envolvendo as principais categorias de aquisição da Syngenta, a Level manteve uma equipe de 4 recursos na Syngenta, responsáveis pelas compras das seguintes categorias: viagens e Eventos, Indiretos, Logística, Serviços e Engenharia;
    • Alocação de 01 recurso adicional em Paulinia para compra de Capex, equipamentos industriais e demandas da engenharia.
    • Total de 2

      Recursos Alocados

    • 1 ano de

      Duração do Contrato

    • Recursos alocados
      em SP e RJ

      No cliente e na Level

    Características do Processo

    • No caso da Rede Globo, além de compras de baixo valor a Level é responsável também pela Gestão de Fornecedores e Terceiros (recursos alocados + utilização da solução Level);
    • No caso das compras de baixo valor, o recurso fica alocado nas instalações da Level SP;
    • Contrato de 2014 a 2016.
    • Total de 2

      Recursos Alocados

    • 1 ano de

      Duração do Contrato

    • Recursos alocados
      em São Paulo - SP

      No cliente

    Características do Processo

    • Com a ampliação do número de lojas próprias no Brasil, a Level foi selecionada para efetuar os processos de aquisição de todos os itens utilizados nas lojas, passando por obras, equipamentos de CFTV, Comunicação Visual, mobiliário, etc;
    • Neste contrato, a relação era diretamente com a Samsung e também com as agências de Marketing.
    • Total de 6

      Recursos Alocados

    • 2 anos de

      Duração do Contrato

    • Recursos alocados
      em São Paulo - SP

      Na Level

    Características do Processo

    • Neste processo, a Equipe de Compras dedicada à Anglo American fica alocada nas instalações da Level, e toda comunicação é realizada pelo sistema de gestão do cliente;
    • Fomos responsáveis pela aquisição de materiais indiretos utilizados por todas as mineradoras do Brasil (Nióbio e Fosfato).
    • Total de 2

      Recursos Alocados

    • 2 anos de

      Duração do Contrato

    • Recursos alocados
      em Recife - PE

      Na Level

    Características do Processo

    • A Companhia Siderurgica do Pecém iniciou suas operações em 2015, e precisava de um parceiro capaz de elaborar suas listas de itens para contratos na categoria de MRO em Geral;
    • Os recursos ficam alocados em SP na Level e e efetuam todo processo de cotação, negociação e follow up junto aos fornecedores. Os pedidos são emitidos nos sistema pela Equipe de Compras da CSP.
    • Total de 1

      Recurso Alocado

    • Desde JAN/18

      Duração do Contrato

    • Recursos alocados
      em São Paulo - SP

      Na Monsanto

    Características do Processo

    • A Monsanto busca cada vez mais tornar a sua área de Compras numa área mais estratégica. Tendo em vista este ponto, a Level alocou um recurso em suas unidades visando a compra dos materiais de MRO;
    • Além das compras diárias, o recurso alocado será responsável por identificar novas oportunidades de otimização das atividades e redução dos custos, realizamos um trabalho de Spend Assessment para definição da estratégia e priorização das atividades da Level.
    • Total de 3

      Recursos Alocados

    • Desde MAR/18

      Duração do Contrato

    • Recursos alocados
      em Recife - PE

      Na Monsanto

    Características do Processo

    • A Unilever solicitou a Level a alocação de um profissional Sr. Compras para atuar regionalmente nas compras de engenharia para sua unidade de Pernambuco;
    • Este recurso será responsável pelo apoio as áreas de manutenção e engenharia da unidade industrial da Unilever.

Strategic Sourcing

  • Serviços e materiais indiretos

    Duração do Contrato

    De DEZ/14
    Até JAN/16

    Situação atual

    • Diversas unidades espalhadas pelo Brasil (fábricas e escritórios);
    • Fornecedores solicitando reajustes;
    • Diversos fornecedores, dificultando a gestão;
    • Escopos diferentes dos mesmos serviços para locais distintos.

    Atuação Level

    • Execução de ondas de Strategic Sourcing, envolvendo todas as unidades do Brasil;
    • Padronização do escopo e ganho de escala unindo todas as empresas no processo de negociação.

    Resultados obtidos

    • Redução média de 7% em serviços e 13% em materiais indiretos;
    • Redução da base de fornecedores;
    • Escopo padronizado para toda Corporação.
  • Serviços e materiais indiretos

    Duração do Contrato

    De JAN/15
    Até SET/16

    Situação atual

    • A Bunge possuía diversas unidades de negócio distintas (Bunge Alimentos, Fertilizantes, Usinas, etc);
    • Devido a mudança estratégica na Cia, a Bunge decidiu centralizar as operações, incluindo a suprimentos.

    Atuação Level

    • Análise e consolidação das compras executadas por todas as unidades de negócio da Bunge;
    • Estruturação e execução de projetos de Strategic Sourcing de todas as categorias de materiais e serviços indiretos.

    Resultados obtidos

    • Contratos únicos para cada uma das categorias, centralizando volumes e gestão;
    • Saving médio gerado de 11% nas negociações;
    • Cadastro único e centralizado para os itens de MRO.
  • Strategic Sourcing LATAM

    Duração do Contrato

    De OUT/15
    Até DEZ/17

    Situação atual

    • Fornecedores solicitando reajustes;
    • Contratos abusivos em algumas categorias (ex. Gases industriais);
    • Fornecedores atuais muito antigos principalmente para categorias de serviços, em zona de conforto.

    Atuação Level

    • Realização de strategic sourcing em diversas categorias de materiais e serviços;
    • No caso da categoria de gases, atuação específica envolvendo jurídico e nossos especialistas.

    Resultados obtidos

    • Redução média de 12% nas categorias trabalhadas;
    • No caso de gases, redução muito expressiva, formatação de novo contrato;
    • Extensão do contrato para México, Perú e Chile, com obtenção de savings de 13% na média.
  • Strategic Sourcing TI e serviços Facilities

    Duração do Contrato

    De MAR/16
    Até DEZ/18

    Situação atual

    • Contrato sem negociação há anos;
    • Fornecedores aplicando reajuste conforme contrato;
    • Dependência técnica/operacional dos provedores de TI (falta de visibilidade de escopo).

    Atuação Level

    • Projeto envolvendo telecom, site suport e hosting;
    • Negociação entre as principais empresas do segmento;
    • Fechamento dos novos contratos com escopo, KPIs e SLAs desenvolvidos Level/Prudential.

    Resultados obtidos

    • Redução superior a 30% no valor gasto anualmente;
    • Novos contratos para TI c/ SLAs focados na redução de risco e dependência operacional;
    • Alteração na topologia contratada de acordo com as necessidades do negócio.
  • Strategic Sourcing Fretes e Serviços Facilities

    Duração do Contrato

    De JUN/16
    Até MAR/18

    Situação atual

    • Diversos fornecedores, sem padronização das cláusulas contratuais e preços praticados;
    • Mercado solicitando reajustes;
    • Fornecedores atuais há anos;
    • Tipologia modal complexa (rodoviário, aéreo e carro forte).

    Atuação Level

    • Alocação de equipe especializada em projetos logísticos e facilities;
    • Execução de projeto de strategic sourcing, identificando novas fontes de fornecimento;
    • Desenvolvimento de escopo para categorias de Facilitie.

    Resultados obtidos

    • Além de represamento de pleitos, redução na ordem de 7% em relação aos valores vigentes;
    • Desenvolvimento de novos fornecedores para fretes e facilities;
    • Contratos padronizados, contemplando plano de expansão.
  • Strategic Sourcing – Categorias Diversas

    Duração do Contrato

    De JUL/17
    Até MAR/18

    Situação atual

    • Diversas categorias a serem trabalhadas e consolidadas;
    • Prazo apertado para fechamento dos novos contratos;
    • Diversos stakeholders espalhados pelo Brasil, dificultando a execução do projeto, algumas frentes LATAM.

    Atuação Level

    • Alocação de uma equipe fixa por 8 meses na Syngenta;
    • Execução das categorias de sourcing conforme prazo estipulado;
    • Alguns projetos de “Make or Buy” realizados neste processo.

    Resultados obtidos

    • Novos contratos negociados e reestruturados (escopo, KPIs e SLAs);
    • Saving médio de 12% nas categorias trabalhadas (Fretes, Facilities, TI, Frotas – Make or Buy, contratos de RH);
    • Consolidação de algumas categorias LATAM (contratos LATAM).
  • Strategic Sourcing – MRO – Loja in company

    Duração do Contrato

    De JUL/15
    Até MAR/16

    Situação atual

    • Fornecedor de MRO há quase 10 anos;
    • Solicitação de Reajuste devido à redução de volume adquirido na Store in Company;
    • Interesse do cliente em revalidar o modelo Store in Company de MRO é o melhor modelo de fornecimento.

    Atuação Level

    • Análise dos custos praticados atualmente frente ao mercado;
    • Identificação de novas empresas com capacidade de implementar lojas in company;
    • Análise do perfil de consumo e volume a ser adquirido nos próximos anos.

    Resultados obtidos

    • Negociação com o mercado de MRO;
    • Divisão do volume em 2 empresas (MRO e EPIs), competição entre as lojas;
    • Retirada da categoria de rolamentos;
    • Redução média de 7% nos valores praticados e represamento de pleito.
  • Strategic Sourcing Facilities

    Duração do Contrato

    De AGO/16
    Até MAR/18

    Situação atual

    • Diversas unidades espalhadas pelo Brasil;
    • Escopo de contratação inexistente, bases operacionais envolvendo muitos fornecedores;
    • Alto custo e descentralização da gestão.

    Atuação Level

    • Consolidação do escopo entre todas as unidades na categoria de limpeza industrial e administrativa;
    • Envolvimento dos principais players do Brasil;
    • Projeto estruturado de Strategic Sourcing das categorias de facilities.

    Resultados obtidos

    • Redução média de 12% na contratação dos serviços em questão, além de represamento de pleitos durante a execução do projeto;
    • Consolidação de volume e redução da base de fornecedores;
    • Fechamento de novos contratos c/ SLAs.
  • Strategic Sourcing Categorias Diversas

    Duração do Contrato

    De AGO/08
    Até MAR/14

    Situação atual

    • Contratação descentralizada, falta de escopo detalhado e SLAs;
    • Diferentes padrões de níveis de serviço, modelos operacionais de gestão e controles diversos;
    • Rotinas e atividades super dimensionadas fora de padrões usuais de competitividade;
    • Elevada base de fornecedores.

    Atuação Level

    • Elaboração dos escopos de serviços com rotinas conforme criticidade das áreas e confecção de SLAs compatíveis;
    • Identificação de atividades esporádicas com baixas rotinas e especialização para alteração da modelagem de contratação para volante.

    Resultados obtidos

    • Economia de 18,0% em categorias de Facilities, TI e Marketing;
    • Ajustes de rotinas e elaboração de contratos com preços fixos para serviços esporádicos e contratação por atividade e implementação de modelo de produtividade nas agências.
  • Análise de Melhoria e Strategic Sourcing Facilities

    Duração do Contrato

    De AGO/16
    Até MAR/17

    Situação atual

    • Contratação descentralizada, falta de escopo detalhado e políticas de nível de serviço;
    • Diferentes padrões de níveis de serviço e modelos operacionais de gestão e controles diversos;
    • Relacionamento com os prestadores conflituosos com riscos trabalhistas eminentes.

    Atuação Level

    • Levantamento dos processos e elaboração dos escopos de serviços por atividade de forma detalhada (900.000 m2);
    • Desenvolvimento de plano de melhoria nos níveis de serviços e desenvolvimento de SLAs com foco em ganhos de produtividade.

    Resultados obtidos

    • Economia de 9%;
    • Redução de riscos trabalhistas com ajuste e homogeneização dos modelos operacionais (eliminação do desvio de função);
    • Redução de 765 para 618 funcionários.
  • Procurement Transformation e Strategic Sourcing

    Duração do Contrato

    De AGO/16
    Até OUT/17

    Situação atual

    • Contratação descentralizada, falta de escopo detalhado e políticas de nível de serviço (estrutura redesenhada pela Level – Contratação de Procurement Transformation);
    • Falta de indicadores de desempenho da área e monitoramento de savings/ ou visibilidade orçamentária.

    Atuação Level

    • Mapeamento de oportunidades de otimização de custos (Spend Assessment);
    • Iniciativas de Strategic Sourcing para 15 categorias.

    Resultados obtidos

    • Economia média de 25%;
    • Desenvolvimento de contratos de médio prazo com cláusulas de competitividade;
    • Desenvolvimento de políticas de níveis de serviços e indicadores de desempenho da área de suprimentos.
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