Logo da Level Gestão

Gestão de Cadastros de Materiais

A padronização e gestão do cadastro de materiais é funda-

mental para a cadeia de suprimentos de uma organização,

influenciando o planejamento, produção, estocagem e

distribuição incluindo aspectos contábeis e tributários.

Gestão de cadastros de materiais

O cadastro é importante no processo de produção, estocagem, distribuição, abastecimento, comercialização, tributação, controladoria, entre outros, ou seja, é de interesse de toda a organização. Existe um esforço grande das empresas em automatizar os processos e, com o apoio da tecnologia, desejam, cada vez mais, obter informações precisas para tomar decisões sobre o negócio. Sem dúvidas, a presença de bases consistentes é o caminho crítico para seu sucesso. Cadastros de materiais e serviços que não estão sujeitos a processos estruturados, padrões pré-definidos e pessoas capacitadas para fazer a gestão, fatalmente, oferecerão enormes dificuldades para os clientes internos da empresa, que precisarão incluir itens em seus processos de aquisição.

O desdobramento imediato desta falha na operação está, não raro, na aquisição de materiais equivocados, na perda de tempo em processos de cotação, na estocagem de itens fora de especificação e até mesmo na paralisação de uma linha de produção, prejudicada por falta de sobressalentes, uma vez que houve falha na especificação enviada ao fornecedor.

Quantas vezes os usuários deparam-se com itens duplicados e obsoletos em seus ERPs? A gestão estruturada de um cadastro inibe a criação de itens duplicados, facilita a pesquisa e auxilia a redução de custos operacionais em diversas áreas da empresa.

Desta forma, assim como a limpeza do cadastro, ou saneamento do cadastro de materiais da empresa, iniciativa pontual para resolução de problemas crônicos, é fundamental que seja estabelecido um modelo de governança para que, ao longo do processo de saneamento, o novo item a ser cadastrado já seja tratado no novo modelo operacional, evitando o retrabalho e problemas com baixa qualidade do cadastro de materiais. Para tal, a Level conta com uma metodologia dividida em duas etapas:

Saneamento e Padronização do Cadastro de Materiais;

Gestão contínua do Cadastro de Materiais;

Assim, proporcionamos ganhos significativos para nossos clientes ao longo de toda a cadeia de suprimentos até a aplicação do item, abrangendo os processos desenvolvidos nas áreas de operação, manutenção, engenharia, gestão de estoque, almoxarifado e suprimentos. Também obtemos uma melhora na qualidade dos dados na base e contribuímos para a redução dos gastos administrados, colaborando para a melhoria do desempenho econômico-financeiro dos nossos clientes.

Análise de Itens de Cadastro

Mapeamento detalhado do cadastro de itens identificando padrões e nomenclaturas internas, relevância de itens em função do giro e consumo de um período pré-definido.

Eliminação de Duplicidades

Padronização da base visando identificar itens idênticos ou similares no cadastro, afim de sanear as duplicidades e obter um cadastro unificado.

Padronização das Descrições

Estudo dos padrões internos de abreviaturas e padronização das descrições longas e curtas (PDM) utilizando a referencia universal das categorias de itens UNSPSC.

Enriquecimento das Descrições

Para enriquecimento é feito o mapeamento dos itens em catálogos técnicos, buscas nas bases internas e até mesmo pesquisas físicas para o melhorar as descrições.

Homogeneização de Medida

Na homogeneização da base são identificadas as unidades de medidas básicas por categoria de itens e definidas unidade de compra, bem como unidade de consumo.

Categorização e Classificação

Inserção de itens saneados na árvore de categoria desenvolvida e inclusão ou revisão dos códigos NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul) dos itens.

Cases de Sucesso

e-Procurement

Implementação de processos e tecnologia para aumento da eficiência operacional e financeira através de melhorias nas etapas de planejamento, compra (transacional e estratégica), negociação, gestão de fornecedores e contratos.

Organização de Equipes

Mapeamento e desenvolvimento de skills e competências para as diretorias de suprimentos de uma das maiores mineradoras do mundo, com amplitude global (Brasil e China).

Consultoria Procurement

Execução de projeto de Sourcing visando obtenção de economia com homogeneização e sinergia dos contratos das categorias de materiais na integração de 4 unidades de negócios de grande grupo empresarial no segmento de bens de consumo.

Gestão de Terceiros

Consultoria e implementação de modelo de governança do processo de terceirização com o mapeamento de riscos e eventuais passivos trabalhistas e previdenciários, assunção da operação de gestão dos terceiros.

Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas
Logo Level Group