Gestão de contratos
Uma boa gestão de contratos considera técnicas, procedimento, medidas e controles que visam à administração eficaz das diversas variáveis do processo de contratação. O processo de administração de contratos inicia desde a proposta negocial, passando pela discussão e redação de cláusulas, formalização do contrato, até a execução, acompanhamento e entrega do objeto do contrato. Também é incluída a fase pós-contratual, após o encerramento formal do contrato, quando ainda subsistem deveres de garantias, sigilo de informações, assistência técnica, entre outras obrigações das partes envolvidas no processo de contratação.
Dessa forma, um contrato claro, abrangente e bem redigido; acompanhado de procedimentos de controle, acompanhamento, registro e documentação de tarefas e incidentes, constituem, sem dúvida, uma importante ferramenta para que a conclusão bem sucedida de um projeto acarrete em um bom negócio para as partes envolvidas na contratação.
A Gestão de Contratos Level compreende diversas etapas: planejamento de aquisições, orçamentação e definição de requisitos. Após a assinatura, a gestão inclui: controle das vigências, reajustes, SLAs, indicadores e gestão do risco operacional e financeiro da contratação, mesmo que ocorra sua renovação ou o encerramento da relação comercial.
Para tal, a Level oferece não só suporte às atividades indicadas, mas também um aporte consultivo para a implementação de melhorias, de forma a mitigar riscos e reduzir custos desnecessários.
A Level também possui uma plataforma tecnológica robusta, capaz de controlar todo o CLM (Contract Lifecycle Management – Gestão do Ciclo de Vida dos Contratos), incluindo o processo de pré-contratação, discussões contratuais (em que as informações e negociações feitas ficam registradas na plataforma), geração automática de minutas, minutário com acervo de minutas e controles gerais, considerando aspectos documentais, financeiros e operacionais (gestão de SLAs). Com isso, através da plataforma, pode-se controlar automaticamente a temporalidade, tabelas de preços e condições gerais, saldos e indexadores, promovendo o controle integral da Gestão do Ciclo de Vida dos Contratos.
Vinculada à plataforma tecnológica de gestão de contratos, a Level possui uma ferramenta de BI e dashbord para que informações analíticas estejam disponíveis para auxílio dos gestores de contratos na tomada de decisão.

Diagnóstico de Gestão
Avaliação do modelo atual de gestão de contratos e levantamento dos processos e contratos.
Apontamento de Melhorias
Após definição da vulnerabilidade no processo atual, recomendação de melhorias e plano de implementação das mesmas.
Definição dos Controláveis
Definição do modelo de gestão e controles que serão monitorados durante todo o ciclo de vida dos contratos.
Desenvolvimento de Políticas
Criação de estrutura organizacional com processos, políticas e manuais para consultas das melhores práticas na gestão dos contratos.
Implantação e Capacitação
Implantação do acompanhamento através de um PMO e knowledge transfer no centro de especialização de gestão de contratos da Level.
Gestão de Contratos
Operação da gestão do ciclo de vida contratual com controle de exigíveis, temporalidade, tabelas de preços, saldos e indexadores.
Cases de Sucesso
e-Procurement
Implementação de processos e tecnologia para aumento da eficiência operacional e financeira através de melhorias nas etapas de planejamento, compra (transacional e estratégica), negociação, gestão de fornecedores e contratos.
Gestão de Fornecedores
Implementação de processo de homologação de fornecedores por nível de risco para a empresa com apoio de sistema para coleta de dados, documentos e workflow de aprovação.
Organização de Equipes
Mapeamento e desenvolvimento de skills e competências para as diretorias de suprimentos de uma das maiores mineradoras do mundo, com amplitude global (Brasil e China).
Consultoria Procurement
Execução de projeto de Sourcing visando obtenção de economia com homogeneização e sinergia dos contratos das categorias de materiais na integração de 4 unidades de negócios de grande grupo empresarial no segmento de bens de consumo.
Gestão de Terceiros
Consultoria e implementação de modelo de governança do processo de terceirização com o mapeamento de riscos e eventuais passivos trabalhistas e previdenciários, assunção da operação de gestão dos terceiros.

x