Logo da Level Gestão

Gestão de Terceiros

Por meio de uma solução robusta com atuação consultiva,

serviço especializado e aporte de tecnologia avançada,

monitoramos o processo de terceirização com a

verificação dos cumprimentos das obrigações legais,

mitigando riscos de passivos administrativos e judiciais.

Gestão de terceiros

O assunto terceirização entrou na pauta da agenda corporativa no início da década de 90.

O outsourcing, palavra em inglês que designa esta prática, já vinha sendo implementado em meados dos anos 80, com bastante sucesso nos países desenvolvidos.

A prática da terceirização, por mais de duas décadas, tinha como principal balizador a Súmula 331 do TST. A referida súmula limitava o uso da terceirização às chamadas atividades-meio, definição esta que era fato gerador de grande insegurança jurídica, haja vista a subjetividade interpretativa e divergências no próprio judiciário.

Desde 31 de março de 2017, com a vigência da Lei 13.429/2017, que regulamentou a terceirização, tivemos uma primeira mudança de cenário. A legislação retirava a limitação da terceirização, em relação às atividades-fim, e autorizava a terceirização de qualquer serviço determinado e específico. Ou seja, sendo a empresa especialista e o serviço determinado, não havia mais limites para a prática. Apesar da alteração citada ter sido recente, a redação do PLC 38/17, aprovado no Senado Federal em 11 de julho de 2017, e que aguarda a sanção presidencial, deu um passo à frente.

Portanto, por um lado a nova legislação será fato gerador de aumento da terceirização; contudo, representa também a necessidade de melhoria da estruturação dos processos de gestão de terceiros. Ou seja, a tomadora de serviços deve criar ou aperfeiçoar seus processos de monitoramento do cumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias, bem como de monitoramento de campo, visando minimizar os prejuízos relativos à responsabilidade subsidiária, bem como melhorar a sua cadeia de parceiros e proteger os profissionais envolvidos. Ou seja, mais terceiros geram maior necessidade de gestão e prevenção de risco.

Portanto, estamos iniciando uma nova fase em nossas relações de trabalho que, de acordo com nosso processo de planejamento e gestão praticados, pode ser fato gerador de oportunidades ou de riscos.

Com o apoio de uma solução tecnológica proprietária da Level associada à tecnologia de inteligência cognitiva, a solução de Gestão de Terceiros da Level Group proporciona um processo estruturado de prevenção de passivo administrativo e judicial, por meio do monitoramento dos contratos, terceiros e do cumprimento das obrigações legais, gerando maiores garantias para as empresas (contratante e contratada) e para os recursos utilizados na prestação dos serviços.

Diagnóstico de Terceirização

Avaliação do modelo atual de terceirização e levantamento dos processos, contratos e riscos envolvidos.

Medidas Corretivas

Após definição da vulnerabilidade no processo atual, definição das melhorias e plano de implementação das ações corretivas.

Análise de Processos

Definição do modelo de gestão e mitigação dos riscos e definição dos processos e governança.

Políticas de Convivência

Criação de estrutura organizacional com processos, políticas e manuais de práticas no relacionamento com prestadores.

Implantação e Capacitação

Gestão do processo com acompanhamento através de um PMO e transferência de conhecimento no centro de especialização.

Gestão de Terceiros

Documentação com o monitoramento e mitigação de riscos de saúde ocupacional, previdenciários, trabalhistas e segurança.

Cases de Sucesso

e-Procurement

Implementação de processos e tecnologia para aumento da eficiência operacional e financeira através de melhorias nas etapas de planejamento, compra (transacional e estratégica), negociação, gestão de fornecedores e contratos.

Organização de Equipes

Mapeamento e desenvolvimento de skills e competências para as diretorias de suprimentos de uma das maiores mineradoras do mundo, com amplitude global (Brasil e China).

Consultoria Procurement

Execução de projeto de Sourcing visando obtenção de economia com homogeneização e sinergia dos contratos das categorias de materiais na integração de 4 unidades de negócios de grande grupo empresarial no segmento de bens de consumo.

Gestão de Terceiros

Consultoria e implementação de modelo de governança do processo de terceirização com o mapeamento de riscos e eventuais passivos trabalhistas e previdenciários, assunção da operação de gestão dos terceiros.

Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas
Logo Level Group