indústria 4.0

O impacto da Indústria 4.0 na área de compras

20 de novembro de 2019

Também chamada de “quarta revolução industrial”, a indústria 4.0 expressa a automação de dados que vem ocorrendo, principalmente nas grandes corporações e setores da indústria

Composta por diversas tecnologias, a indústria 4.0 foca no objetivo de diminuir custos, otimizar processos, reduzir riscos e aumentar a produtividade.

Os sistemas de software da indústria 4.0 trabalham para promover uma gestão cada vez mais integrada. A interconexão possível na transmissão e cruzamento de dados tem provocado avanços em muitos pilares empresariais. Ao mesmo tempo que existe a segurança no arquivamento de informações, há também a otimização de espaços e obtenção de dados. Por outro lado, alguns gestores do setor ainda relutam na implementação de certas tecnologias que compõe a indústria 4.0. Por ser algo relativamente novo no Brasil, apesar da LGPD, uma grande preocupação é quanto a segurança dos dados.

Uma pesquisa da CNI – Confederação Nacional da Indústria divulgou que 73% das empresas aderiram a pelo menos uma tecnologia. Pode parecer um percentual expressivo, mas em tempos de transformação digital, comparado a outros países, esse número demonstra que o Brasil ainda engatinha quando o assunto é indústria 4.0.

Industria 4.0 na área de Compras

Atualmente o mundo se encontra na era pós digital. Neste contexto, o setor de procurement tem se adequado gradativamente a cada novo desafio tecnológico que aparece no mercado.

Empresas que estão implementando as tecnologias seguem se destacando no mercado. Afinal, saber como melhorar as ferramentas e melhor adequá-la ao seu negócio, é preciso usar.

Grandes eventos e gestores seguem repetindo que, para ter sucesso e colher resultados na era da tecnologia, é preciso testar e arriscar. Certamente com um planejamento estratégico para que, ao precisar corrigir algo, seja rápido e sem provocar grandes prejuízos.

No setor de compras a tecnologia promove uma rede integrada inteligente que otimiza os processos reduzindo riscos por provocar respaldar as tomadas de decisões e torná-las mais assertivas.

A indústria 4.0 amplia a conexão entre comprador (empresa) e fornecedor. Além de ser uma facilitadora no contexto das negociações, moderando de certa forma o trabalho do colaborador para alcançar um resultado melhor.

Perfil Profissional da Indústria 4.0

A indústria 4.0 veio pra ficar. Quem se adequar primeiro, se fortalece no mercado e ganha expertise. O mesmo vale para os profissionais que atuam na área. A maneira de trabalhar mudou. Com isso o valor agregado é determinante em uma negociação, tanto no B2B quanto para os profissionais colaboradores que conhecem os processos e sabem coloca-los em prática.

  • Inovação
  • QI Digital
  • Gestão Digital Integrada
  • Investimento em novas tecnologias
  • Planejamento Estratégico com Previsibilidades
  • Criatividade para administrar e fazer gestão de risco
  • Profissionais capacitados com perfil multidisciplinar

Esses são apenas alguns pontos básicos, ou seja, não são mais considerados diferenciais, que a industria 4.0 propõe para se manter competitivo no mercado.

Para alcançar isso é preciso que haja maturidade e visão de futuro, no agora, para consolidar uma equipe forte e qualificada.

Para saber mais, entre em contato conosco.

Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas