Marketplaces e E-commerce

Marketplaces no B2B: entenda sua importância

31 de outubro de 2022

Nos artigos que lancei anteriormente, comentei as facilidades que o e-commerce e os Marketplaces trazem para o dia a dia das pessoas e dos compradores. Agora resolvi aprofundar um pouco mais no tema, discutindo conceitos, facilidades e pontos de atenção para que você entenda a importância dos Marketplaces no B2B.

Conheça abaixo alguns conceitos importantes:

O que é o E-commerce

Significa comércio eletrônico e tem como principal característica ser uma loja virtual própria ou um site em que as empresas comercializam seus produtos.

O que é o Marketplace? 

Trata-se de uma plataforma com o objetivo de conectar os vendedores aos seus consumidores, reunindo diversos fornecedores que disponibilizam seus produtos para uma gama maior de clientes, por uma única plataforma. Por outro lado, os clientes têm acesso a uma ampla variedade de itens de diferentes marcas, podendo adquiri-los em uma única compra on-line.

O que é Clube de Compras? 

É um modelo de negócio baseado na receita recorrente. Por meio de uma plataforma, o consumidor passa a integrar um grupo exclusivo de associados que têm direito a uma série de benefícios e descontos.

Quando avaliamos a aplicação de plataformas Marketplaces no B2B nos deparamos com empresas com funções de catálogos em seus ERP ‘s (Sistemas de Gestão), regras e políticas de compras, compliance, dentre outras. 

Então por que entendo ser esta tecnologia uma tendência para aplicação nas empresas? Abaixo listo alguns pontos positivos e de atenção que devemos considerar:

Usabilidade:

As ferramentas de Marketplace de forma geral têm um visual mais moderno com fotos, funcionalidades de carrinho de compras e outras facilidades, permitindo que os usuários escolham de forma prática e assertiva os produtos que desejam comprar.

Custos de Compras:

Como esta solução visa o ganho em escala, aplicando conceitos de clube de compras e centralização de demandas, as negociações pré realizadas pelas empresas de curadoria das plataformas buscam preços mais atrativos e abaixo da tabela padrão dos fornecedores.

Aumento de Vendas:

Do outro lado da mesa, os fornecedores têm possibilidade de alcançar um número bem mais expressivo de clientes, entrando em uma única plataforma de Marketplace. O que diminui o custo de operação de vendas e aumenta a receita das empresas.

Dependência:

Um ponto que pode entrar em conflito com as políticas de compra é a questão da concorrência. Muitas empresas têm como regra básica o mínimo de 3 cotações para as aquisições e contratações. As plataformas de Marketplace de forma geral não têm este quesito como uma prioridade, muitas vezes podendo ter apenas uma opção de fornecedor para um grupo de produtos.

Fidelização da Marca:

O uso de Marketplace pode influenciar na fidelização da marca, uma vez que são disponibilizadas nas plataformas diversas marcas e até mais de um distribuidor para as mesmas marcas e no final a marca evidente para o usuário será a plataforma e não necessariamente o fornecedor.

Integração com os sistemas de Gestão:

Este ponto pode ser um ponto de atenção, mas também uma oportunidade. A implantação de Marketplace no B2B deve ser cuidadosa e considerar todas as regras, processos e políticas das empresas. Além disso, não ter aumento na carga operacional das áreas envolvidas. Portanto, a integração com os sistemas de gestão conhecidos como ERP é fundamental para trazer um diferencial e automatizar o processo.

Os Marketplaces passam a ser um atalho tanto para as empresas compradoras quanto para os fornecedores, uma vez que o acesso é padronizado e alcança um número maior de usuários. 

Esta é mais uma tecnologia que vem agregar aos processos de compras. Trazendo benefícios para a área de Suprimentos que pode focar em atividades estratégicas e seus clientes internos que têm uma facilidade maior para aquisição de produtos principalmente da Curva C.

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