
Conseguimos mitigar riscos de continuidade de negócio com fornecedores estratégicos?
12 de maio de 2020Por Walter Freitas
Hoje li no Valor Econômico que a J.C. Penney, uma tradicional empresa americana de varejo deve entrar com pedido de falência nos EUA. Isto me fez lembrar setembro de 2008, quando foi anunciado que o banco Lehman Brothers entrou com pedido de falência nos EUA.
Quero dizer que esta Pandemia que tem impactado todos os países neste primeiro semestre já é um evento histórico, como ficou a crise do mercado imobiliário americano.
No Brasil, com mais de 5 mil mortes até o momento e 50 mil casos de infecção, a COVID-19 gerou um surpreendente impacto na rotina de todos nós.
As empresas, em geral, revisaram, reduziram ou fecharam suas operações, levando a um colapso no nosso ambiente de negócios que estava dando indícios de melhoria. Segundo um artigo da BBC News de março de 2020, o número de desempregados deve atingir algo em torno de 20 milhões ao longo deste ano.
Entendendo este cenário difícil que estamos enfrentando, a Level Group realizou uma pesquisa para analisar como os fornecedores de seus clientes estavam lidando com este ambiente hostil. Foram consultadas 3.500 empresas fornecedoras – mais de 70% de micro e pequenas empresas – que revelaram, entre diversos insights:
Cinco Informações Relevantes
- Maiores desafios enfrentados são:
- Redução de receitas contratuais com impacto maior do que 10%
- Atraso de recebimentos com impacto até 10% no seu fluxo de caixa
- Investimentos extraordinários em função do aumento de requisitos de Segurança da Informação devido a maior utilização de meios e ferramentas digitais
- As empresas estão em sua maioria revisando processos operacionais e estratégicos para otimização e redução de custos imediato.
- Estão sendo utilizados por mais de 30% dos respondentes os planos de governo para as empresas (crédito para pagamento da Folha, parcelamento do FGTS, dentre outras concessões).
- Monitoramento dos fornecedores estratégicos em relação aos impactos da COVID-19 passou a ser realizado semanalmente.
- Mais de 60% das empresas pesquisadas informou sob a implantação do teletrabalho com gestão de resultados através de indicadores.
Estas respostas podem nos ajudar a direcionar esforços sobre quais pontos e periodicidade que devemos avaliar nossos fornecedores visando entender como estão lidando com esta crise, impactos sofridos, e possíveis problemas que as contratantes devem monitorar para evitar descontinuidade no seu negócio.
Levando em consideração que a maioria das empresas entrevistadas são de pequeno porte e seus clientes maiores, estes podem desenvolver ações voltadas a manutenção de estrutura de capital mínimo para operação de seus parceiros. Isto permitirá mitigar riscos gerados por necessidade de redução drástica de pessoal, revisão de especificações técnicas de seus produtos ou serviços.
Para suportar o mercado e minimizar os riscos relativos ao momento, a Level Group lançou um serviço complementar ao seu portfólio com monitoramento dos fornecedores estratégicos através de relatórios gerenciais semanais com foco nos principais fornecedores. Com estas ações queremos contribuir para que as empresas que estão contratando hoje foquem no curto prazo, mas trabalhem para construir o caminho com horizonte maior.
Estamos compromissados com os princípios do Fair Trade.