Sourcing na área de suprimentos: Tendências e desafios em 2024

Sourcing na área de suprimentos: Tendências e desafios em 2024

5 de março de 2024

O ano de 2024 se iniciou e trazemos neste artigo as principais tendências e desafios que identificamos para iniciativas de Sourcing nas áreas de Suprimentos. Confira as tendências de sourcing para 2024!

Digitalização e Tecnologia Avançada:

A contínua digitalização da cadeia de suprimentos pode se intensificar, com mais empresas adotando tecnologias avançadas, como inteligência artificial, aprendizado de máquina e automação. Assim, otimizando processos de Sourcing, melhorando a eficiência e facilitando a tomada de decisões.

Sourcing Sustentável e Responsável:

A preocupação com a sustentabilidade ambiental e responsabilidade social pode impulsionar o sourcing sustentável. As empresas podem priorizar fornecedores que adotam práticas eco-friendly e éticas, buscando, sobretudo, não apenas eficiência econômica, mas também impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

Resiliência da Cadeia de Suprimentos:

A pandemia de COVID-19 destacou a importância da resiliência na cadeia de suprimentos. As empresas podem reavaliar suas estratégias de Sourcing, principalmente para fortalecer a resiliência, diversificar fornecedores, e adotar abordagens mais flexíveis para enfrentar possíveis interrupções.

Colaboração Estratégica com Fornecedores:

A ênfase na colaboração estratégica entre empresas e fornecedores pode crescer. Portanto, parcerias mais estreitas podem levar a relacionamentos de longo prazo, troca de conhecimentos, inovação conjunta e maior alinhamento nas práticas comerciais.

Transparência na Cadeia de Suprimentos:

A exigência de transparência na cadeia de suprimentos pode aumentar, com os consumidores e stakeholders demandando informações mais detalhadas sobre a origem e as práticas de produção dos produtos. As empresas podem responder implementando práticas mais transparentes em seus projetos de sourcing.

Estratégias de Sourcing Regional:

Mudanças nas condições geopolíticas e preocupações com a segurança da cadeia de suprimentos podem incentivar uma abordagem mais regionalizada no sourcing. Assim, empresas podem optar por fornecedores mais próximos geograficamente para reduzir riscos associados a interrupções globais.

Tecnologia Blockchain na Cadeia de Suprimentos:

A tecnologia blockchain pode ganhar maior adoção na cadeia de suprimentos para melhorar a rastreabilidade, autenticidade e segurança das transações. Isso pode ter aplicações significativas em projetos de sourcing, especialmente em setores que demandam alta segurança e integridade nas transações.

Artigo por: Guilherme Viveiros, Gerente de Projetos na Level

Conheça nossas soluções em Sourcing na área de suprimentos: levelgroup.com.br

Sourcing tendências
Tire suas Dúvidas

x

Tire suas dúvidas