Nosso treinamento irá ajudá-lo a aplicar em sua empresa melhores práticas e métodos inovadores de avaliação e qualificação de fornecedores, de modo a auxiliar a gestão da qualidade do seu produto e dos riscos à segurança e à saúde ocupacional.
saiba maisRedução de riscos e passivos na gestão de terceirização
A prática do processo de terceirização difundiu-se amplamente em todo mundo, não sendo diferente no Brasil, onde cerca de 25% da mão de obra empregada é terceirizada. Com a recente sanção da lei de terceirização (Lei 13.429/17), em que uma das principais mudanças tratadas é a possibilidade da terceirização da atividade-fim, existe uma grande preocupação por parte dos sindicados e juristas com a precarização do trabalho e consequentes aumento da jornada de trabalho, redução dos salários e elevação do trabalho análogo ao escravo. Com a referida lei em vigor e face às preocupações listadas, é condição sine qua non para a empresa tomadora de serviços um controle efetivo das terceirizadas.
O monitoramento permanente, pela empresa tomadora de serviços, do cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias, por parte das empresas terceirizadas, é essencial para minimizar o risco potencial da formação de passivos trabalhistas e previdenciários.
Conteúdo programático:
A terceirização nos dias atuais;
Terceirização como decisão estratégica: vantagens e desvantagens;
Responsabilidades do contratante e do tomador de serviços;
Os cuidados na contratação e recomendações sobre o relacionamento diário com os terceiros;
As obrigações legais que devem ser cumpridas pela empresa contratada;
Riscos trabalhistas e desenvolvimento de mapas de riscos;
Fatores que trazem passivo trabalhista para as empresas;
Projeto de Lei 4.330/2004 , estudo do trabalho temporário (novos regramentos) da Portaria 789/2014 e da Instrução Normativa 14/2014;
Discussão sobre atividade-fim e atividade-meio.
Modelo gestão de terceiros
Ao contratar um serviço terceirizado, é de suma importância acompanhar de perto as atividades desenvolvidas pela contratada. Assim, percebe-se que não basta somente terceirizar uma atividade, se faz também necessário realizar a gestão dos contratos, acompanhando o processo desde o seu início até o fim. Essa precaução traz como benefício o resguardo da empresa contratante de suas obrigações corresponsável junto à contratada no que diz respeito aos direitos trabalhistas do empregado.
Pontos abordados no treinamento sobre as terceirizadas e gestão das mesmas:
Análise prévia do contrato social da terceirizada;
Situação econômico-financeira da terceirizada;
Condições de contratação;
Vigilância permanente;
Tipologias de gestão de terceiros (centralizada, descentralizada, participativa por comitês/comissões, gestão externa);
Termo de encerramento contratual.
Metodologia
Linguagem clara e de fácil entendimento, com auxílio de material multimídia, vídeos e prática com exposição de slides;
Interação e intercâmbio entre os participantes por meio de exercícios práticos, análise de casos reais, simulações e troca de experiências;
Esse modelo permite que o conhecimento possa ser construído e assimilado de forma abrangente, profunda e eficaz, num clima de descontração.
Este treinamento oferece subsídios técnico-práticos sobre gestão de terceiros que aprimoram os conhecimentos, habilidades e atitudes dos responsáveis pela área nas empresas, podendo, assim, estabelecer aos participantes uma visão clara sobre a implantação da terceirização em relação às suas vantagens e desvantagens e seu embasamento jurídico, sob a perspectiva da importância de se aplicar uma gestão da terceirização. Este fator, sem dúvida, denota a importância da necessidade urgente de ampliação da discussão do tema em âmbito acadêmico, o que a Level procurou fazer ao desenvolver o conteúdo programático deste treinamento.
Público-alvo:
Profissionais das áreas de Recursos Humanos, Financeiro e Contratação de Serviços.
Carga horária:
Básico – 08 horas
Avançado – 16 horas
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